A Itaipu está iniciando um plano de modernização tecnológica para o sistema de iluminação monumental da usina hidrelétrica. Um processo de licitação pública binacional para o fornecimento do equipamento está em andamento.
O projeto foi apresentado por Ronald Augusto Cáceres, da Divisão de Engenharia Eletromecânica, durante o XX Encontro Ibero-Americano da Região Cigre (XX Eriac), realizado em Ciudad del Este.
Segundo ele, como parte do maior evento do setor elétrico da região, o sistema de iluminação da barragem será totalmente modernizado com opções que permitirão futuras modificações no projeto artístico, com o auxílio de especialistas do setor.
“É um enorme desafio modernizar um sistema tão complexo e conhecido, por isso, muito cuidado foi tomado e muitas pessoas foram envolvidas no desenvolvimento de todas as especificações técnicas do projeto. Um grupo de trabalho multidisciplinar foi criado, abrangendo as áreas de engenharia, manutenção, operações, turismo e administração, para encontrar a melhor opção possível”, acrescentou.
Inicialmente, esta licitação busca otimizar a eficiência energética, com expectativa de redução do consumo de energia em mais de 50% e, assim, reduzir o impacto ambiental, afirmou Cáceres.
Atualmente, o sistema de iluminação monumental da barragem conta com 829 luminárias de vapor metálico e vapor de sódio, que serão substituídas pelos modelos Phillips Reachelite Powercore LED RGBW de 100 W, 200 W e 300 W, 8 painéis de distribuição de 220 V e a substituição de 8 transformadores trifásicos tipo pedestal de 13.800/220 V.
Com informações da IB/Paraguai