
O comandante da Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo, coronel Homero de Giorge Cerqueira, será o novo presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão responsável pelo gerenciamento de todos os parques nacionais do Brasil, inclusive, é óbvio, do Parque Nacional do Iguaçu.
Segundo o jornal O Estado de S.Paulo, quando questionado sobre se vai conduzir, no ICMBio, uma fusão com o Ibama, Cerqueira disse que “vai seguir as diretrizes que o ministro passar”, mas admitiu que vê como uma coisa boa a fusão.
“Antes o Ibama e o ICMBio eram uma coisa só (a separação em dois órgãos é de 2007). Se for para o bem da economia, da população, da sociedade… Acho que temos de fazer coisas boas. Acho que pode ser uma coisa boa, mas tem de discutir com a sociedade, com as comunidades tradicionais”, disse Cerqueira ao Estadão.
Veja o currículo dele no Ler mais
Cerqueira está à frente do policiamento ambiental do Estado desde julho do ano passado. Exceto pelo período à frente do comando ambiental, o coronel não teve outras experiências com a área.
Tem mestrado em doutorado em Educação pela PUC-SP e é especialista em segurança e ordem pública pela Universidade Estadual de Goiás, especialista em Tecnologia Educacional pela Faap, mestre em Educação e Direitos Humanos pelo Centro Universitário Capital, bacharel em Direito pela Universidade de Guarulhos, bacharel em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pela Academia do Barro Branco.