
O coronel Jorge Ricardo Aureo Ferreira, doutor em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado Maior do Exército, é o novo assessor especial da Diretoria de Coordenação. Ele foi apresentado à equipe na terça-feira (9) pelo diretor-geral brasileiro, Joaquim Silva e Luna, e pelo diretor de Coordenação, Newton Kaminski.
Na Diretoria de Coordenação de Itaipu, uma das missões será analisar os convênios da área e verificar se têm aderência à missão da empresa. Essa é uma diretriz de gestão que foi fortemente destacada pelo diretor-geral brasileiro na conversa que teve com os empregados, também na terça-feira, no Cineteatro dos Barrageiros.
“Tudo o que estiver dentro dos princípios consagrados pela administração pública e dentro da missão de Itaipu, não tem por que mudar”, afirmou. “Os projetos que pudermos contribuir para aperfeiçoar, melhorar, vamos apresentar uma proposta. Porque às vezes a ideia está correta, mas no papel está carente de alguma informação”, completou.
Veja mais detalhes no Ler mais
Aureo Ferreira é mineiro e tem ampla experiência na área administrativa. Ele integra a equipe do general Silva e Luna desde 2005, quando o atual diretor-geral brasileiro de Itaipu foi chefe de gabinete do comandante do Exército.
Desde então, atuou com o general na chefia do Estado-Maior do Exército (2005-2010); foi secretário de Administração, do Conselho da Justiça Federal (2012-2014); ordenador de despesas do Hospital das Forças Armadas em dois períodos (2014-2016 e a partir de 31 de maio de 2017); e ordenador de despesas do Ministério da Defesa (2016-2017).
Aureo Ferreira conhece bem o assunto. No Ministério da Defesa, por exemplo, há um setor especializado exatamente em convênios com prefeituras (o programa Calha Norte).
No dia 5, antes mesmo de assumir o cargo, o novo assessor acompanhou a visita do secretário nacional de Aquicultura e Pesca, Jorge Seif Júnior, à Itaipu. Seif Júnior conheceu projetos e pediu o apoio da empresa para desenvolver o mercado de pescados no Brasil.
Além do doutorado em Operações Militares (1995), Aureo Nogueira tem MBA Executivo em Administração de Negócios (pela FGV, em 2004); especialização em Política, Estratégia e Administrações Militares (2004) e mestrado em Operações Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (1988).
Fonte: JIE