Itaipu Binacional transferiu US $ 60,2 milhões para o Estado do Paraguai em abril, cumprindo o disposto no Anexo C do Tratado.
Apesar da emergência sanitária decorrente da pandemia de coronavírus, a usina hidrelétrica não registra interrupções em sua operação, o que permite, além do fornecimento de energia elétrica, cumprir suas obrigações financeiras com o país.
De acordo com o relatório fornecido pela Diretoria Financeira da Entidade, o Tesouro do Paraguai recebeu US $ 39,5 milhões. Desse montante, 19,4 milhões de dólares correspondem a royalties e 20 milhões a pagamento de transferência de energia.
Por seu lado, a Administração Nacional de Eletricidade (ANDE) recebeu US $ 20,7 milhões. Desse montante, US $ 19,2 milhões são devidos a lucros e US $ 1,4 milhão a indenizações por encargos de administração e supervisão.
Com os pagamentos acumulados até o quarto mês de 2020, Itaipu transferiu um total de US $ 175 milhões para o Estado paraguaio até agora este ano; 149,6 milhões de dólares para o Tesouro e 25,4 milhões de dólares para a ANDE, informou Itaipu.
Fonte: IP