
Do jeito que veio. Leia o texto abaixo divulgado pela Prefeitura de Foz do Iguaçu.
O prefeito Chico Brasileiro e o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, general Silva e Luna participaram, na noite de ontem (06), de um encontro com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro e autoridades dos Brasil, Paraguai, Argentina e Estados Associados do MERCOSUL.
O protagonismo de Foz do Iguaçu no cenário nacional foi um dos temas mais comentados durante o encontro, realizado no restaurante Porto Canoas, no Parque Nacional do Iguaçu.
“Em nome do município de Foz do Iguaçu, quero agradecer ao ministro Sergio Moro por realizar o encontro dos ministros da justiça do Mercosul em nossa cidade e ter escolhido Foz para implantar o Centro Integrado de Operações de Fronteira (CIOF), projeto inovador de segurança pública”, disse.
“Ações como essa vem consolidar o conceito de uma cidade que aposta no turismo, no desenvolvimento e que quer prosperar dentro do conceito da legalidade”, concluiu Brasileiro.
Veja mais detalhes e fotos no Ler mais.

“É sempre um prazer estar em Foz do Iguaçu, uma cidade fantástica e como paranaense estive aqui por várias vezes”, disse o ministro Sergio Moro. “O que vemos aqui é o crescimento e o potencial turístico, que é a verdadeira vocação da região. Implantar este projeto integrado de segurança inspirado no modelo americano dos fusion centers em Foz tem um significado muito especial para o país, por conta da sua localização estratégica, e isso só está sendo possível graças ao apoio incondicional da Itaipu Binacional e da prefeitura”, declarou.
O prefeito Chico Brasileiro agradeceu ao ministro pela implantação do Centro Integrado de Operações de Fronteira (CIOF) em Foz, projeto estratégico do Ministério com o apoio da Itaipu Binacional.
Durante o encontro, o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, general Silva e Luna, reforçou os compromissos da empresa com o desenvolvimento da região. “Temos o compromisso de produzir energia, e também a responsabilidade de contribuir para a integração e o desenvolvimento da região oeste do Paraná. E Foz do Iguaçu está em um centro geográfico perfeito para a implantação deste Centro Integrado de Operações de Fronteira (CIOF), e a Itaipu sempre estará disponível para cooperar”, afirmou o Silva e Luna.
Centro Integrado de Operações de Fronteira
Cumprindo agenda na cidade, o ministro Sergio Moro veio conhecer as futuras instalações do Centro Integrado de Operações de Fronteira (CIOF), previsto para ser inaugurado em dezembro. Conduzido pela Secretaria de Operações Integradas (Seopi), o centro – que funcionará na Itaipu – é inspirado no modelo americano dos fusion centers. O CIOF visa intensificar e fortalecer a integração entre os agentes de segurança pública no combate ao crime organizado transnacional.
Entre as principais atividades que serão desenvolvidas na região através do CIOF estão: comando e controle efetivo em campo, análise compartilhada entre agências de inteligência e investigação e análise de inteligência estratégica.
A unidade contará com agentes da Polícia Rodoviária Federal, da Receita Federal, da Polícia Federal, Departamento Penitenciário Nacional, do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional do MJSP e das Forças Armadas, outras agências de interesse, além de representantes das polícias locais e de outros países. Paraguai, Argentina e Estados Unidos já demonstraram interesse em manter profissionais no centro.
O escritório de inteligência também será o responsável por articular operações conjuntas com países vizinhos nas fronteiras. Em Foz, o Ministro Sergio Moro também se reuniu também com representantes do Departamento de Segurança dos EUA e do FBI, que vieram ao Brasil para repassar a expertise dos fusions, treinando policiais da fronteira, e doar equipamentos de perícia.