O jornalista Dante Quadra informa nesta segunda-feira (21), no site da Rádio Cultura, que o reajuste do IPTU deste ano vai ser de 9,42%, ou seja, quase 10%. A matéria diz o seguinte.
“A Secretaria Municipal da Fazenda confirmou o reajuste de 9,42% no valor do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para este ano, em Foz do Iguaçu. Em 2018, o valor do IPTU não foi atualizado.
O secretário da Fazenda, Ney Patrício, explicou que o reajuste é baseado no Índice Geral de Preços do Mercado, o IGPM, levando em consideração a inflação acumulada dos últimos doze meses.
O valor será disponibilizado ao contribuinte a partir de fevereiro, com vencimento em março. Quem optar pelo pagamento a vista receberá desconto de 10%. O boleto poder ser impresso no site da prefeitura www2.pmfi.pr.gov.br
No ano passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) proibiu que os município cobrassem a Taxa de Incêndio. Para se adequar à lei, o prefeitura de Foz do Iguaçu refez o cálculo de reajuste do IPTU referente ao ano de 2018 e o contribuinte acabou recebendo em forma de desconto o valor cobrado no ano anterior”.
Traduzindo: pelo que deu a entender a matéria, o valor que foi pago indevidamente no ano passado, será descontado no carnê deste ano, que, por sua vez, virá com um aumento de quase 10%. A situação deve ficar mais feia, no entanto, no IPTU de 2011, quando não haverá desconto e o valor do imposto estará nas alturas.
Com a qualidade dos serviços prestados pela Prefeitura de Foz, esse aumento se justifica, leitoras e leitores?