Atenção, prefeito Chico Brasileiro!
O Tribunal de Contas do Paraná publicou, nesta quarta-feira (27), em seu site, um ranking dos portais da transparência dos 399 municípios paranaenses. A listagem tem como base o Índice de Transparência da Administração Pública (ITP) de cada prefeitura.
Em 2019, a primeira colocada foi a Prefeitura de Candói (Centro-Sul), que atingiu a nota de 94,48%. Na sequência, aparecem os poderes executivos municipais de Cascavel (93,07%), Maringá (85,37%), Londrina (84,89%) e Andirá (81,58%).
No ano passado, Foz do Iguaçu, por sua vez, teve uma nota de 55.2%, e ficou em 318º lugar, entre os 399 municípios do Paraná.
A capital, Curitiba, ficou na 198ª posição, com pontuação de 65,23%.
A última colocada foi a administração de Luiziana (6,01%). Todos os gestores foram notificados previamente a respeito da realização da avaliação.
Segundo o tribunal, futuramente, esse indicador servirá ainda como um dos critérios de apreciação das contas anuais dos gestores públicos paranaenses, além de ser usado como fator de risco para o planejamento das atividades de fiscalização do órgão de controle.
“Além de estarem descumprindo dispositivos legais expressos que regem a transparência da administração pública, municípios com baixo índice de transparência podem apresentar maior chance de ilícitos”, explica o coordenador-geral de Fiscalização do TCE-PR, Rafael Ayres.
Fonte: TCE-PR