O Decreto nº 35.073, publicado em 23 de outubro, aprovou o Plano de Ação do Programa Paraná Amigo da Pessoa Idosa (PAPI) em Foz do Iguaçu. A iniciativa prevê a articulação de diferentes secretarias municipais para fortalecer as políticas públicas voltadas à população idosa entre 2026 e 2029.
Entre as principais vantagens previstas estão:
-
Mais atenção à saúde: participação da rede municipal de Saúde nas ações voltadas aos idosos.
-
Fortalecimento da assistência social: integração dos serviços de apoio e proteção à pessoa idosa.
-
Educação e cultura: articulação de políticas para ampliar oportunidades de participação social.
-
Esporte e lazer: inclusão dessas áreas no planejamento de ações para o envelhecimento ativo e saudável.
-
Melhor planejamento urbano: envolvimento dos setores de infraestrutura e planejamento nas políticas para idosos.
-
Acompanhamento das ações: monitoramento e avaliação periódica das medidas, com possibilidade de ajustes.
-
Participação e controle social: acompanhamento pelo Comitê Interinstitucional Foz Cidade Amiga da Pessoa Idosa e apresentação de relatórios ao Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.
Atenção: o decreto formaliza o plano municipal para o período de 2026 a 2029, mas não significa que todos os benefícios serão implantados imediatamente. A execução dependerá dos recursos disponíveis e dos procedimentos legais e orçamentários de cada ação.









