Numa matéria, publicada na edição desta terça-feira (30) no Jornal de Itaipu Eletrônico (JIE), um drone revela algumas belezas da faixa de proteção do Lago de Itaipu. Vamos ao que diz a matéria.
Além de abrigar as Cataratas do Iguaçu e a Itaipu Binacional, a região Oeste do Paraná ainda é privilegiada por ter belos cenários naturais, com grandes árvores e matas imponentes que se destacam no território. A faixa de proteção do reservatório também cumprem a função de preservar as águas que movimentam as turbinas da Itaipu.
O técnico Edino Krug, da Divisão de Áreas Protegidas (MARP.CD), é um dos profissionais que monitora esses ambientes.
Agora, com auxílio de um drone, ele tem conseguido capturar imagens para a fiscalização dessas áreas e que também acabam revelando belas e inesperadas paisagens, como quedas d’água escondidas em meio à vegetação.
Confira abaixo algumas das fotos tiradas pelo drone pilotado por Edino.
Paineiras-rosas
Além do verde, outras cores também compõem o visual das matas do Oeste. Nessas fotos, Edino registrou o contraste do rosa das paineiras com as demais árvores do campo. As fotos foram feitas em Bela Vista, distrito de Marechal Cândido Rondon, e em Santa Helena, na entrada de acesso ao Terminal Turístico do município.
Segundo Edino, essas paineiras, além de possuírem uma função paisagística, deixando o ambiente mais bonito, cumprem também funções importante para a biodiversidade local. As painas, fibras semelhantes ao algodão e oriundas dessas árvores, servem de alimento para muitas espécies de aves e de base para formar o ninho do beija-flor. As árvores chegam a medir 20 metros de altura e florescem durante o início do outono.
Cachoeira escondida
Outra beleza inesperada foi uma cascata escondida no meio mata, em São Roque, distrito de Marechal Cândido Rondon. A cachoeira fica em uma propriedade particular, próxima a outra queda, a Cachoeira da Onça (esta com infraestrutura turística).
Mais fotos