
Os Jogos Mundiais da Natureza, idealizados pelo então governador Jaime Lerner, em 1997, devem voltar a ser realizados em Foz ainda este ano, com uma nova versão.
O governo do Paraná anunciou nesta quinta-feira (11) a realização dos Jogos Aventura e Natureza, “evento que vai movimentar o Paraná de ponta a ponta a partir de agosto”.
Dividido em cinco etapas, as ações esportivas seguem até dezembro, abrangendo três regiões e 26 municípios do Estado, área com uma população estimada de 830 mil habitantes. O lançamento será feito pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, dia 23 de julho.
Após a etapa de estreia, no litoral de 10 a 19 de agosto, os Jogos migram para o outro lado do Paraná, a chamada Região dos Municípios Lindeiros, no Oeste.
De 7 a 15 de setembro, será realizado nos municípios entre Guaíra e Entre Rios do Oeste. A terceira etapa, também no Oeste, será de 28 de setembro a 06 de outubro, na região entre Santa Helena e Foz do Iguaçu.
Os Jogos reunirão 29 modalidades: pesca esportiva, bodyboard, canoagem, iatismo, stand up paddle, triathlon, canoa havaiana, wakeboard, surf, paraquedismo, parapente, balonismo, futevôlei, beach tênis, beach soccer, vôlei de praia, BMX, mountain bike, cicloturismo, jeep, rally, corrida de rua, slackline, escalada, skate, rugby, corrida de aventura, cross country e hand beach.
A expectativa é a participação de 3 mil atletas por etapa, com 20 mil pessoas envolvidas.