A Ilha da Trindade, lugar habitado mais remoto do Brasil e santuário da biodiversidade no Atlântico Sul, recebeu um sistema híbrido de geração de energia, com painéis fotovoltaicos, baterias de lítio e gerador de reserva.
O objetivo é substituir os geradores a diesel, que são mais caros e poluentes, e exigem complexa logística de transporte do combustível fóssil, por uma fonte de energia renovável. A ilha fica a 1.160 quilômetros da costa do Espírito Santo (ES).
A nova usina da Ilha da Trindade conta com 480 painéis solares (264 kWp), uma central de 200 kW, 48 baterias de lítio (645 kWh de capacidade) e gerador a diesel de reserva.
A meta é reduzir em 90% o consumo de óleo diesel — de 60 mil para 6 mil litros por ano — e eliminar a necessidade de transporte contínuo do combustível, feito em tambores por longas viagens marítimas.
O investimento no projeto foi de R$ 6,8 milhões.
A iniciativa é fruto do convênio “Segurança e eficiência energética em ilhas oceânicas brasileiras”, firmado entre Itaipu, Itaipu Parquetec e a Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM), da Marinha do Brasil.
A operação logística foi realizada entre os dias 25 de março e 3 de abril e mobilizou cerca de 50 toneladas de equipamentos, transportados pelo navio NDCC Almirante Saboia, com apoio de um helicóptero H225M da Marinha.
O sistema entrou em operação há pouco mais de 30 dias, de forma ininterrupta, promovendo independência energética e redução dos impactos ambientais em um território sensível e estratégico para o Brasil.
Nesse período o diesel foi acionado em menos de 2% do tempo.
Vejam abaixo mais fotos de Alexandre Marchetti, da Itaipu Binacional:


