Asserpi
O prédio onde funcionava a Associação dos Servidores de Foz do Iguaçu (Asserpi) deveria ser leiloado no ano passado. O prédio está localizado na rua Celeste Sottomaior, esquina com Açucenas, no Jardim Eliza.
Com 4,7 mil associados, a Asserpi viveu muitos anos de glória, movimentando a economia da cidade. O chamado “vale-asserpi” era aceito como moeda corrente, fazendo circular R$ 1,2 milhão por mês. A associação foi usada para fins políticos e teve péssimos gestores. Resultado: a diretoria foi desfeita em 2011 e a Justiça decretou a falência da entidade.
O imóvel tem mais de 4 mil m2 em área nobre da cidade, dividida em 10 terrenos. Também existe um prédio de 1.800 m2, completamente depredado pelo tempo e ação de vândalos.
Associação dos funcionários da antiga Varig
A sede da Fundação Rubem Berta (mantida de pela Varig) em Foz do Iguaçu tem uma área de 3.061 metros quadrados e 630 metros quadrados de área construída Também está localizada no Jardim Eliza. O prédio deveria ser leiloado em 2010 e não está tão destruído como o da Asserpi.