Não VIU?

Publicidade

Raj
Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Cataratas e Itaipu
  • Tríplice Fronteira
  • Crônicas
  • Não tem como não postar
  • É bom Saber
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Cataratas e Itaipu
  • Tríplice Fronteira
  • Crônicas
  • Não tem como não postar
  • É bom Saber

Publicidade

Raj
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Não VIU?
Raj
Sem Resultados
Ver todos os resultados

Defesa Civil garante que Foz está “preparada para resposta a desastres”

Por Vinícius Ferreira
15 novembro, 2017
| 2 minutos de leitura |
CompartilharTwitterMandar pro ZapEnvie no TelegramLinkedin
O “mar de lonas” no Porto Meira, em 2015. Se ocorrer novamente, resposta será mais rápida. Foto: Marcos Labanca

A defesa civil de Foz do Iguaçu está preparada para agir na prevenção e também na resposta em caso de desastres como o de 7 de setembro de 2015, quando um temporal provocou destruição no Porto Meira, atingindo 15 mil casas.

“O serviço foi modernizado, sabemos como agir na prevenção e, também, na resposta em caso de desastres”, garante Evaldo Guimarães, da coordenadoria municipal da defesa civil, conforme matéria distribuída pela Agência Estadual de Notícias.

Notícias Relacionadas

Vereador cobra fiscalização de obras particulares e irregulares e pede dados à Prefeitura de Foz

Pagamento da futura concessionária do transporte coletivo de Foz dependerá da aprovação dos usuários

Foz do Iguaçu autoriza corte de árvore prejudicial para abelhas e beija-flores

Foz do Iguaçu e Rio Negro são os municípios citados como exemplos pela Defesa Civil do Estado para mostrar que, hoje, o Paraná está preparado para dar resposta rápida em casos de desastres causados por vendavais, temporais, inundações e outros eventos naturais.

Segundo a Defesa Civil, “todas as cidades possuem planos com mapeamento de áreas de risco, recebem alertas meteorológicos, têm locais designados para receber desabrigados, e pessoas treinadas para atuar em situações de risco”.

Para isso, foram investidos R$ 100 milhões desde 2011. Hoje, o Estado consegue monitorar os 399 municípios, 24 horas por dia, com o acompanhamento dos órgãos de meteorologia. “Somos o único estado do Brasil que conta com um sistema tão completo”, afirma o chefe da Casa Militar e coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Élio de Oliveira Manoel.

“Temos mapeadas mais de mil áreas vulneráveis a desastres. Por meio do sistema, o Estado faz toda a gestão do ciclo de defesa civil, tanto na prevenção das ocorrências, na gestão dos recursos, no envio de alertas e no tempo de resposta”, explica o chefe do setor operacional da coordenadoria estadual, capitão Romero Nunes da Silva Filho.

O programa de Fortalecimento de Gestão de Risco de Desastre no Paraná atua em três eixos: fortalecimento da infraestrutura de prevenção (aquisição de radares, bases meteorológicas e equipamentos), investimento em conhecimento (mapeamento das áreas de risco e revisão cartográfica do Estado) e a articulação institucional (ampliação das políticas de proteção e defesa civil e a criação do Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres – Ceped).

Também foi criado o Centro Estadual de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cegerd), que reúne informações de diversos órgãos para emitir alerta de desastres aos municípios e faz a gestão em caso de eventos climáticos. Além disso, foram adquiridos 30 veículos, 160 conjuntos de salvamento em águas rápidas e 192 conjuntos para busca e resgate em situações como desabamentos, deslizamentos, incêndios, furacões e vendavais.

Tags: Geral
CompartilharTweetarEnviarCompartilharCompartilhar

Relacionados +Conteúdos

Notícia

Fotos do dia 2: desabamento de mercado

10 janeiro, 2019
976
Notícia

PTI começa o ano com três grandes obras em andamento. Veja quais são

3 janeiro, 2019
139
Notícia

Prefeito Chico Brasileiro reajusta os preços dos sepultamentos. São de “cortar a alma”

26 dezembro, 2018
118
Deixar comentário

Notícias recomendadas

  • Notícia
Foto: divulgação

Que lambança! Paraguai condena fala de Lula e cobra devolução de troféus da Guerra da Tríplice Aliança

30 julho, 2026
2
Foto: captura de vídeo

Foz do Iguaçu aposta em telemedicina para reduzir falta de médicos nas UBSs

28 julho, 2026
1
Foto: divulgação

Polícia aponta excesso de ocupantes e alta velocidade como suspeitas em acidente fatal na Felipe Wandscheer

29 julho, 2026
1
Foto ilustrativa: Gilson Abreu/ANPr
Foto: Gilson Abreu/AEN

Foz do Iguaçu terá semana de chuva e risco de temporais, mas sem previsão de onda de frio

3 agosto, 2026
2
Foto: divulgação

Festival Literário transforma Praça da Paz em um grande espaço de leitura e cultura em Foz do Iguaçu

29 julho, 2026
1

Notícias Populares

  • Ilustração: divulgação

    Que tal ganhar um iPhone 17 Pro Max com apenas um clique?

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • Foz do Iguaçu autoriza corte de árvore prejudicial para abelhas e beija-flores

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • Anvisa autoriza 5 novas “canetas emagrecedoras”; saiba quais foram aprovadas

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • Anvisa determina apreensão de lote falsificado do suplemento Omegafor Plus; veja qual é o lote

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • Embaixador do Brasil recebe oficialmente queixa do Paraguai contra Lula e pedido de reparação pela Guerra da Tríplice Aliança

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
Não viu?

© 2023 Não Viu - Projetado por H7web Projetos Especiais

Fale Conosco via: E-mail - naoviu.com.br@gmail.com ou Whatsapp - (45) 99963-1755

  • Aviso Legal
  • Não Viu, um olhar sobre tudo
  • Newsletter
  • Política de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Quem somos

Redes Sociais

Bem vindo de volta!

Entrar

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar

Adicionar Nova Lista de reprodução

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Últimas Notícias
  • Tríplice Fronteira
  • Foz do Iguaçu
  • Na Terra das Cataratas e da Itaipu
  • É bom saber!
  • Crônica

© 2023 Não Viu - Projetado por H7web Projetos Especiais