
Desculpem leitoras e leitores do Não Viu?, mas o blog tem a obrigação de informar essa triste notícia: o pagamento do IPVA.
Triste, por que a carga tributária brasileira cobra como uma Suécia e presta serviços como uma Angola (ou Jamaica?).
A dica, atualmente, é: se possível, vender o carro e andar de Uber ou outros aplicativos. Sai muito mais barato e você não se incomoda tanto.
Tem muita gente em Foz do Iguaçu fazendo isso. Alguns que possuem dois veículos, por exemplo, estão vendendo um deles.
Em todo caso, vamos lá – as informações são do governo do Paraná, ávido pelo seu dinheiro.
“Os proprietários de veículos emplacados no Paraná devem ficar atentos ao prazo para início do pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2019. A data para pagamento do tributo à vista, com um desconto de 3%, começa nesta quinta-feira (24). Também nesta quinta deve ser paga a primeira cota do imposto para os veículos com placas de final 1 e 2. Quem optar pelo pagamento em três cotas não terá direito ao desconto.
Os demais vencimentos da primeira cota ocorrem entre 24 e 30 de janeiro. Já o pagamento da segunda deverá ser realizado entre 21 e 27 de fevereiro e a terceira e última cota deverá ser quitada entre 21 e 27 de março de 2019, de acordo com os números finais das placas
Confira a tabela.
Neste ano, os contribuintes tiveram um prazo maior para efetuar o pagamento à vista do IPVA 2019 e aproveitar o desconto. Em 2018, 23% dos proprietários de veículos emplacados no Paraná optaram pelo pagamento à vista.
Atualmente, o Paraná conta com uma frota de 4,3 milhões de veículos tributados e outros 2,6 milhões não tributados. A maior parte deles terá a alíquota de 3,5%. Ônibus, caminhões, veículos de carga, de aluguel ou que usam gás GNV pagam 1%. A expectativa de arrecadação com o IPVA lançado para o exercício de 2019 chega a R$ 3,4 bilhões”.