Em 15 operações simultâneas, um esquema de evasão fiscal, contrabando e lavagem de dinheiro em Ciudad del Este e Assunção foi destruído ontem (23). Informa o jornal ABC Color, em várias matérias postadas nesta quarta-feira (24).
Segundo o jornal, a quantidade de evasão nas compras de celulares de alto padrão seria de US$ 678.300.678, de 2014 a maio deste ano.
A Unidade de Crimes Econômicos e Combate à Corrupção do Ministério Público liderou o megaoperação, que teve a participação de onze promotores, chefiados por René Fernández, agentes do Senad e da Unidade de Alfândegas Anti-Contrabandeadas.
Segundo o promotor René Fernández, a investigação permitiu a detecção de seis empresas importadoras de celulares de alta tecnologia com notas falsas, para repassar os aparelhos por valores insignificante.
“Estamos cientes de que há cumplicidade de funcionários; seria impossível alcançar este volume e quantia sem ajuda ”, disse ele. Ele acrescentou que um grupo de mais de dez pessoas estaria envolvido com essas empresas, incluindo despachantes e contadores.