
Foi bonita a festa, pá, mas… o brilho das moedas falou mais alto e poderia até provocar um problema sério.
Explicamos. O Parque Nacional do Iguaçu foi aberto à comunidade de Foz do Iguaçu e região, neste domingo (11), para comemorar o dia em que as Cataratas do Iguaçu foram declaradas uma das sete maravilhas da natureza.
Para a população, no #CataratasDay2018, até ônibus gratuito estava à disposição. Até aí, tudo bem.
O problema é que uns menores foram atraídos pelo brilho das moedas, debaixo da passarela que fica perto das quedas. E não tiveram dúvidas. Desceram pra catá-las.
Obviamente, um perigo, já que uma das quedas fica bem próxima à passarela, o que poderia ter provocado um acidente sério com os “mineradores”.
Não aconteceu nada de grave, mas houve repercussão negativa, até em tom um pouco preconceituoso com gente humilde.
E o Parque Nacional do Iguaçu teve que se explicar: “O Parque, junto com a cidade, fez a ação para todos. Sem distinção de classe social. A respeito das pessoas que pularam na água – próximo às quedas – para capturar moedas, o Parque irá apurar o caso e tomar as medidas necessárias”, diz nota publicada em grupos de imprensa.
O que faltou, claro, foi mais fiscalização. Quando se traz mais gente, ainda mais quando são pessoas não acostumadas às normas de segurança no Parque Nacional do Iguaçu, o que precisa é de guardas por perto.