A canoísta brasileira Ana Sátila, que mora em Foz do Iguaçu (PR) e disputou os Jogos Olímpicos do Japão, será recebida no Canal Itaipu, na tarde desta segunda-feira (9), por alunos do projeto social Meninos do Lago, paratletas e representantes das secretarias municipais de Esporte e Educação.
Também estarão presentes a mãe da atleta, Márcia Vieira; o diretor-geral brasileiro de Itaipu, general João Francisco Ferreira; o presidente do Instituto Meninos do Lago (Imel), William Soares de Oliveira; o coordenador do projeto Meninos do Lago, Argos Gonçalves Rodrigues – entre outros.
Os jogos em Tóquio foram a terceira participação de Ana em Olimpíadas – ela também esteve em Londres (2012) e no Rio de Janeiro (2016). No Japão, apesar de ficar sem medalhas, a atleta fez história ao se tornar a primeira brasileira a disputar uma final olímpica na canoagem slalom. Ela obteve a 10ª colocação na C1 feminino (canoa individual). Ana também disputou a semifinal do K1 feminino (caiaque), ficando na 13ª posição.
Atleta do Imel, Ana é a atual terceira colocada no ranking mundial, de acordo com a Confederação Brasileira de Canoagem. Também tem no currículo as medalhas de ouro nos Jogos Pan-americanos de Toronto 2015 e Lima 2019, bronze no Mundial de 2017 e resultados de destaque em etapas de Copas do Mundo de Canoagem Slalom.
Com informações da IB