Um aparato curioso está chamando a atenção dos motociclistas. Se trata do “BluSnap”, um aparelho lançado ano passado por uma empresa indiana (Bluarmor), que funciona como um condicionador de ar acoplado ao capacete.
Segundo a descrição feita nas redes sociais, o acessório é anexado à frente de qualquer modelo de capacete e garante um refresco para os usuários de motocicletas.
O “ar-condicionado” funciona a bateria e tem cerca de 10 horas de autonomia. O motociclista pode regular a temperatura ideal, que pode chegar a 15 graus. O aparelho também promete filtrar todo o ar que entra no capacete.
O sistema é composto por um pequeno tanque de água e um ventilador que assopra ar frio através de um filtro para dentro do capacete.
O dispositivo é fixado com uma espécie de cinto, da mesma maneira que os óculos usados pelos pilotos de motocross, só na parte inferior do capacete.
O princípio de funcionamento é o mesmo dos climatizadores evaporativos.
O preço, de acordo com as ofertas publicadas na internet, gira em torno dos R$ 950,00 ou aproximadamente G$ 1.500.000,00.
No Paraguai, a distribuidora autorizada é a Novum Group S.A, que espera em breve, iniciar as vendas do aparelho. Por enquanto, refresco apenas pela Fanpage “BluSnap Paraguay”.