Foz do Iguaçu vai integrar, no feriado de 7 de Setembro (Dia da Independência), a mobilização nacional em apoio ao presidente Jair Bolsonaro, liberdade de opinião, voto impresso e afastamento de ministros do STF, conforme informa o jornal GDia nesta sexta-feira, 03).
O ato está programado para as 10h na Praça do Mitre. A intenção é reforçar a luta pelo direito assegurado no artigo 5º da Constituição Federal, dizem os organizadores.
O evento patriótico em Foz do Iguaçu terá uma caminhada, a partir das 11h, do local de concentração até a Praça da Paz, informa João Bosco, membro da Organização.
Os atos, de acordo com ele, estão sendo convocados devido aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) extrapolarem suas obrigações com prisões “arbitrárias de jornalistas, ativistas, artistas e políticos, ocorridas quando esses exerceram seus legítimos direitos de fala e opinião”, disse.
“O evento é pacífico e familiar, e está conectado aos de caráter nacional, que ocorrerão na mesma data em várias cidades, com destaque para a capital do país, Brasília, e para o de São Paulo, na Avenida Paulista, sob os mesmos motes”, ressaltou Bosco em ofício encaminhado ao GDia.
A conexão do evento em Foz do Iguaçu, com o Oficial Nacional, adianta o membro da organização, “já concentra um número recorde de pessoas em Brasília e promete ser o maior dos últimos tempos”, frisou. A mobilização vai colocar a cidade, “mais uma vez, em destaque no cenário político, como um município que preza pelo respeito às instituições, à liberdade, à democracia e sobretudo à nossa Constituição Federal”.
Vale ressaltar que, em Foz do Iguaçu, todas manifestações desse tipo sempre foram pacíficas.
Portanto, os turistas que vieram passar o feriadão em Foz do Iguaçu, também poderão participar da manifestação, se quiserem, é lógico.