
Na sessão de amanhã (11) da Câmara de Vereadores de Foz, a vereadora Inês Weizemann vai apresentar um requerimento para que seja realizada uma Audiência Pública, com a finalidade de debater se a transferência para Cascavel do gerenciamento dos serviços de urgência e emergência (Samu) prestados em Foz do Iguaçu será boa ou não para o município.
A vereadora pede a presença de autoridades, representantes da sociedade civil organizada, do Poder Executivo Municipal e Estadual e de demais interessados nessa Audiência Pública.
Essa transferência faz parte do Projeto Técnico de Implantação do Complexo Regulador Macrorregional Oeste, da Secretaria Estadual da Saúde, que está em estudo há cerca de três anos.
Segundo dados preliminares obtidos pelo Não Viu? com quem entende do assunto, isso será bom para Foz, pois vai eximir da cidade da responsabilidade de procurar leitos, fazer escalas de funcionários e de outros deveres administrativos e operacionais.
Por outro lado, funcionários do setor afirmam que a medida vai tirar a autonomia de Foz sobre esses serviços, o que poderá ser prejudicial para o município.
Por isso, a audiência é necessária.