O Ministério de Obras Públicas e Comunicações do Paraguai (MOPC) informa nesta terça-feira, 13 de maio, que a construção do terminal de cargas do lado paraguaio da Ponte da Integração está praticamente concluída, só faltando 2% da obra para ser entregue.
O terminal faz parte de uma infraestrutura estratégica projetada para canalizar a movimentação de caminhões de carga que passarão pela ponte, quando ela, finalmente, for aberta para a circulação de veículos.
Vale ressaltar que a Ponte da Integração (entre Foz do Iguaçu, no Brasil, e Presidente Franco, no Paraguai) foi concluída no fim de 2022, mas não foi inaugurada, ainda, por falta de acessos rodoviários dos dois lados da fronteira.
Terminal
A infraestrutura inclui áreas operacionais para controle aduaneiro e sanitário, armazéns, estacionamento e serviços complementares, com capacidade para movimentar em média 1.000 caminhões por dia.
Segundo o governo paraguaio, ela permitirá que a nova ponte opere com plena capacidade, aliviando a pressão sobre a Ponte da Amizade e melhorando o fluxo comercial entre os dois países.
O projeto é financiado pelo Banco Latino-Americano de Desenvolvimento (CAF) como parte do programa de implementação do Corredor Metropolitano Leste (CMDE), equivalente à Perimetral Leste, que está sendo construída em Foz , para dar acesso de veículos à Ponte da Integração.