
O programa de reprodução de espécies da Itaipu Binacional vai atingir um feito inédito amanhã (03). Pela primeira vez, desde que o programa foi criado na década de 1980, animais nascidos no Refúgio Biológico Bela Vista (RBV) serão soltos na natureza.
Em setembro, dez aves da espécie mutum-de-penacho (Crax fasciolata) – seis fêmeas e quatro machos – foram cedidas à Fundação Conservation Land Trust (CLT) Argentina.
As aves serão soltar serão soltas em uma área que futuramente vai se integrar ao Gran Parque Iberá, uma área de 700 mil hectares, na província de Corrientes, região onde a espécie está extinta há cerca de 40 anos.
Quando chegaram à Argentina, as aves ficaram em quarentena e, há três semanas, foram soltas em um amplo recinto de pré-soltura para se adaptarem ao novo habitat.
Com 100 metros quadrados e 12 metros de altura, o recinto tem espaço suficiente para o animal se socializar com os outros indivíduos e formar casais. Amanhã, será possível abrir as portas do recinto e deixar as aves saírem para esta região do parque.
Fonte: IB