
Seis meses depois de iniciada a construção da segunda ponte entre Brasil e Paraguai sobre o Rio Paraná, entre Foz do Iguaçu e Presidente Franco, município vizinho a Ciudad del Este, as obras na margem direita começam a ganhar o ritmo esperado. Após várias reuniões e planejamentos envolvendo instituições diretamente ligadas à obra, todos os obstáculos aos trâmites aduaneiros finalmente foram superados.
Como consequência disso, nesta segunda-feira (3), houve o primeiro transporte de insumos de construção civil para o lado paraguaio. O material será usado na montagem do canteiro de obras daquele lado da ponte, que é totalmente custeada pela usina de Itaipu. A obra garantirá uma nova era para a economia de toda a região.
A próxima etapa será a construção da ensecadeira do pilar principal da ponte. Na prática, isso significa que, a partir de agora, o transporte de materiais e insumos entre Brasil e Paraguai para esse fim será rotineiro. A expectativa é que a obra do lado paraguaio adquira o ritmo desejado e se equipare ao andamento do lado brasileiro, bastante adiantado.
Foram meses de negociação entre várias instituições parceiras, como Receita Federal, Polícia Rodoviária Federal, DNIT, Ministério de Relações Exteriores, governo do Paraná e a Itaipu, que está bancando a nova ligação. A Diretoria de Coordenação está acompanhando a obra passo a passo.
Fonte: IB