Não VIU?

Publicidade

Raj
Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Cataratas e Itaipu
  • Tríplice Fronteira
  • Crônicas
  • Não tem como não postar
  • É bom Saber
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Cataratas e Itaipu
  • Tríplice Fronteira
  • Crônicas
  • Não tem como não postar
  • É bom Saber

Publicidade

Raj
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Não VIU?
Raj
Sem Resultados
Ver todos os resultados

Seguro saúde para entrar na Argentina: ninguém se entende

Medida oficializada pelo governo argentino causou confusão entre imprensa especializada, turistas e reação indignada do trade de Puerto Iguazú.

Por Vinícius Ferreira
21 julho, 2025
| 3 minutos de leitura |
Ponte Tancredo Neves. que liga Foz do Iguaçu a Puerto Iguazú, na Argentina. Foto ilustrativa: PMFI/Divulgação

Ponte Tancredo Neves. que liga Foz do Iguaçu a Puerto Iguazú, na Argentina. Foto ilustrativa: PMFI/Divulgação

CompartilharTwitterMandar pro ZapEnvie no TelegramLinkedin

Os diferentes entendimentos quanto à exigência de seguro saúde para entrada na Argentina assustaram viajantes brasileiros e causaram a “ira” de representantes do trade turístico em Puerto Iguazú.

Eles acusam a mídia brasileira de difundir desinformação.

Notícias Relacionadas

Paraguai prepara orçamento bilionário para 2027 — e déficit pode disparar para 3,9% do PIB

A novela da Ponte da Integração continua: carros poderão passar, mas com regras e horário limitado

Milei faz anúncio que pode colocar a Argentina de volta no mapa da Fórmula 1

Desde 29 de maio de 2025, turistas estrangeiros que desejam entrar na Argentina devem, oficialmente, apresentar um seguro de saúde que cubra despesas médicas durante sua permanência no país.

A medida foi formalizada por meio do Decreto 366/2025, publicado no Boletim Oficial da República Argentina, e inclui todo e qualquer estrangeiro — inclusive quem cruza a Ponte Internacional Tancredo Neves, saindo de Foz do Iguaçu rumo a Puerto Iguazú.

De acordo com o novo regulamento, todos os estrangeiros — independentemente da categoria migratória — deverão apresentar, no momento da entrada, uma declaração jurada que comprove:

  • o motivo da viagem;
  • a existência de um seguro de saúde válido, com cobertura para atendimentos no território argentino.

O que está acontecendo na prática?

Nada.

Na fronteira entre Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú, nenhuma cobrança está sendo feita. Nenhum comprovante de seguro saúde tem sido exigido.

Uma semana após o anúncio do Decreto 366/2025, a Ministra da Segurança Pública da Argentina, Patricia Bullrich, cedeu entrevista para a imprensa argentina, abordando o tema sobre as mudanças nas políticas de imigração e gerou polêmica ao contradizer o texto publicado no Diário Oficial.

“Não será obrigatório”, disse ela sobre a exigência de seguro saúde para entrar no país. A declaração foi dada em entrevista à LN+ (canal de televisão argentino do grupo de mídia La Nación), onde expressou apoio às medidas implementadas pelo governo.

“O que acontecerá, assim como nos EUA, é que a pessoa será cobrada pelas despesas médicas, se for o caso, e terá que pagar”, afirmou. No entanto, alertou: “Se não pagar, não poderá entrar no país novamente. Haverá novas sanções.”

Acusações de terrorismo midiático

Em Foz do Iguaçu, o presidente do SINDETUR, Fernando Antonio Martin Maye, também vem tentando alertar que não há nenhuma mudança vigente.

“O Milei não mudou nada. Eu compartilhei o decreto. Não mudou nada para entrar na Argentina. É passar por Puerto Iguazú e ponto! Não tem exigência de seguro de saúde, não tem nada disso. Nada do que eles estão falando é verdade…”, afirmou Martin Maye.

Segundo ele, alguns representantes do trade de turismo argentino em Puerto Iguazú vêm acusando a mídia brasileira de terrorismo midiático, em busca de engajamento e compartilhamento.

Mas a pergunta que fica é: estaria a mídia brasileira errada ao entender que a frase “estrangeiros sem o seguro exigido podem ser barrados na fronteira” torna o seguro saúde uma exigência na Argentina?

Ou será que o Governo da Argentina errou ao não deixar isso claro, podendo se valer do entendimento que quiser quando decidir barrar, sem ter que dar maiores explicações?

A mídia brasileira errou criando terrorismo midiático ou o Governo da Argentina e o trade turístico de Puerto Iguazú é que estão com um sério déficit nos setores de jornalismo, marketing e relações públicas?

Com informações do ClickFoz

Tags: Tríplice Fronteira
CompartilharTweetarEnviarCompartilharCompartilhar

Relacionados +Conteúdos

Foto: divulgação
Previsão do tempo

Brasileiros que querem morar no Paraguai ganham nova oportunidade em setembro

3 setembro, 2026
1
Sede do governo do Paraguai. Foto: Agência IP
Tríplice Fronteira

Paraguai prepara orçamento bilionário para 2027 — e déficit pode disparar para 3,9% do PIB

2 setembro, 2026
1
Forto: divulgação/IB
Tríplice Fronteira

A novela da Ponte da Integração continua: carros poderão passar, mas com regras e horário limitado

1 setembro, 2026
1
Deixar comentário

Notícias recomendadas

  • Notícia
Foto: divulgação

Polícia apreende imagens e documentos no Macuco Safari após morte de turista

31 agosto, 2026
1
Foto:  Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Anvisa apreende “canetas emagrecedoras” da United Labz e proíbe uso no Brasil

1 setembro, 2026
1
Foto: Pixabay

Que dilema: agasalho ou bermuda? Veja como fica o tempo em Foz nesta semana

1 setembro, 2026
1
Ilustração: divulgação

Foz do Iguaçu vira palco da literatura: feira terá shows, autores famosos e mais de 80 atrações

31 agosto, 2026
1
Foto ilustrativa: Pixabay

Foz do Iguaçu deve acabar com a Lotoeste: projeto entra na pauta da Câmara nesta terça

31 agosto, 2026
1

Notícias Populares

  • Foto: Ari Dias/AEN

    Foz do Iguaçu recebe novo aporte de R$ 8,7 milhões para a Rodovia das Cataratas

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • Itaipu ganha papel estratégico para garantir energia no Brasil durante avanço do El Niño

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • Paciente de Foz do Iguaçu é levado de helicóptero para conseguir chegar a tempo de transplante

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • Foz busca imóvel para novo Ambulatório de Saúde Mental com fila de 4.770 pacientes

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • Gigante japonesa do molho de soja estuda abrir fábrica no Paraguai

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
Não viu?

© 2023 Não Viu - Projetado por H7web Projetos Especiais

Fale Conosco via: E-mail - naoviu.com.br@gmail.com ou Whatsapp - (45) 99963-1755

  • Aviso Legal
  • Não Viu, um olhar sobre tudo
  • Newsletter
  • Política de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Quem somos

Redes Sociais

Bem vindo de volta!

Entrar

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar

Adicionar Nova Lista de reprodução

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Últimas Notícias
  • Tríplice Fronteira
  • Foz do Iguaçu
  • Na Terra das Cataratas e da Itaipu
  • É bom saber!
  • Crônica

© 2023 Não Viu - Projetado por H7web Projetos Especiais