A Sanepar em Foz do Iguaçu contratou mergulhadores para inspecionar os 225 metros de tubulação subaquática localizada no Lago de Itaipu. A verificação é feita periodicamente para garantir a integridade das tubulações, ancoradas por cabos de aço que estão submersos.
A maior parte do trabalho foi realizada embaixo da água. Além do registro de imagens de todo o percurso da tubulação, os profissionais também fizeram reparos e substituíram peças que estavam desgastadas.
O Lago de Itaipu tem movimentação intensa de barcos de pesca, lazer e turismo.
“Com a vistoria, o objetivo é evitar risco de acidentes, caso as tubulações se desprendam, ou ainda o risco de reduzir a capacidade operacional da unidade de captação”, comenta o gerente-geral da região Sudoeste, Marcio Luis de Souza.
O diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, comenta que a operação dos sistemas de água e esgoto exige serviços especializados, pois além de serem estruturas de grande porte, muitas delas estão localizadas em lugares inóspitos ou de difícil acesso.