A relação entre o pagamento da dívida adquirida para a construção da Itaipu Binacional e a redução da tarifa de energia gerada pela usina foi detalhada na plenária do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Codefoz). Gestores públicos, vereadores, representantes da sociedade civil e empresários participaram da reunião, sexta-feira, 23.
Segundo foi detalhado no encontro, o principal motivo para a redução da tarifa se deve ao fato do empréstimo para a construção da Itaipu consumir pouco mais de 60% das despesas da empresa, mas ele começará a ser quitado em 2022 e será completamente zerado em 2024.
“Afirmamos com total tranquilidade que a tarifa da energia da Itaipu cairá. Parte do seu custo é dívida, que tem prazo definido para acabar. Desaparecendo essa dívida, o custo cai”, pontuou. “É uma equação simples que está respaldada no Tratado de Itaipu. É um compromisso de gestão para o qual estamos trabalhando”, explanou o chefe de gabinete da direção-geral brasileira da Itaipu, coronel Robson Rodrigues de Oliveira.
Com informações da assessoria