Turistas chineses e dominicanos poderão entrar na Argentina sem visto ou Autorização Eletrônica de Viagem (AVE) , gratuitamente, desde que tenham um visto válido para entrada nos Estados Unidos, segundo resolução do vice-chefe do Gabinete do Interior publicada hoje no Diário Oficial.
” A decisão de facilitar a chegada de turistas chineses e dominicanos faz parte das ações empreendidas pelo presidente Javier Milei para desativar os mecanismos que há anos impedem o livre desenvolvimento da economia nacional, da qual o turismo é uma das áreas estratégicas “, disse o secretário de Turismo, Meio Ambiente e Esportes da Nação, Daniel Scioli .
Para discutir o assunto, Scioli se reuniu com o ministro do Turismo da República Dominicana, David Collado , e com o embaixador daquele país na Argentina, Jorge Marte Báez , bem como com o embaixador da China, Wei Wang , e empreendeu intensas negociações com as áreas do Governo Nacional envolvidas no tema.
Reciprocidade
A República Dominicana informou, por meio de sua Embaixada na Argentina, que isenta os cidadãos argentinos da exigência de visto consular quando viajam a esse país com fins turísticos.
Já o Ministério das Relações Exteriores da República Popular da China anunciou recentemente a entrada em vigor de uma isenção unilateral de visto para argentinos, brasileiros, chilenos, peruanos e uruguaios, com o objetivo de facilitar o turismo e promover o intercâmbio cultural e comercial.
Contramão
Na contramão dos argentinos, o governo do presidente Lula passou exigir vistos de turistas dos EUA, Canadá e Austrália para entrarem no Brasil, desde o dia 10 de abril deste ano, o que já causou a interrupção de alta do fluxo de turistas estrangeiros.










