
A picape da Divisão de Estudos da Itaipu Binacional passa a 40 km/h sobre aquela estrada em construção. Acoplada a um suporte especial instalado na caçamba, uma máquina de mapeamento a laser faz uma leitura em 360° de todo o caminho percorrido.
O material é levado para o escritório e gera um mapa tridimensional com várias informações necessárias para a equipe acompanhar a evolução daquela obra.
O equipamento, um Pegasus 2 Ultimate (P2U), é uma das duas novas aquisições da Itaipu para fazer medições dentro e fora da usina. É o primeiro adquirido na América Latina. Ele foi comprado no início do ano junto com a ScanStation P50, um equipamento mais leve, que é afixado a um tripé e também é usado para o mapeamento de alta precisão, com alcance de até 1.000 metros.
Veja mais detalhes e mais fotos dos equipamentos no Ler mais.
De acordo com o gerente da ODRE.CD, João Paulo do Prado, os dois equipamentos serão usados nos trabalhos da área, como o acompanhamento das obras da ciclovia na Vila A e da Tancredo Neves, a construção da nova estrada de acesso ao Parque Tecnológico Itaipu (PTI), além de apoiar atividades de outras divisões da Coordenação e demais diretorias.
De acordo com o gerente do Departamento de Interação Regional (ODR.CD), Robinson Matte, “esses equipamentos serão utilizados para obtenção de dados de diversas obras em realização pela Diretoria de Coordenação, entre elas a segunda ponte entre o Brasil e Paraguai”.

