
A Câmara dos Deputados do Paraguai sancionou, ontem (04). o projeto de Lei para o financiamento de duas linhas de transmissão de 500 Kv da Usina Hidrelétrica de Itaipu. O empréstimo corresponde a US$ 170 milhões, concedidos pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) à ANDE.
Esse aumento na capacidade de distribuição do Paraguai será fundamental para as renegociações do Anexo C do Tratado de Itaipu, a começar no ano de 2023, afirma a Agência de Informações Paraguaia.
Com estas duas novas linhas, a ANDE terá capacidade para ter 100% da energia gerada pela Itaipu pertencente ao Paraguai, segundo disse o presidente da estatal, Pedro Ferreira.
O presidente Mario Abdo expressou, em sua conta no Twitter, seus agradecimentos ao Congresso pela aprovação unânime do financiamento das duas linhas de transmissão.
A essas linhas de transmissão será adicionada uma estação, a ser construída na cidade de Valenzuela, onde serão cruzadas as linhas de transmissão de Itaipu e Yacyretá, o que permitirá um sistema de interconexão e distribuição, acrescentou Ferreira.
Com este projeto, e mais obras iniciadas pela EBY até o final do ano para ter toda a potência que corresponde ao Paraguai, a ANDE projeta em dois anos ter um sistema interligado com cem por cento do gerado pela binacional.