A Comissão Mista da Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu apresentou uma emenda ao Projeto de Lei Complementar 21/2021, enviado pelo prefeito Chico Brasileiro, que aumenta o valor da taxa de coleta de lixo a partir do ano que vem.
A alteração sugerida não muda a essência do projeto, mas assegura desconto de 50% no valor da taxa para proprietários de residências que aderirem aos programas de composteiras ou biodigestores comunitários implantados no Município.
Após votada a emenda, a nova redação do projeto poderá ser incluída na ordem do dia de votação das próximas sessões. Para ser aprovado, o projeto precisa obter 8 votos (maioria absoluta).
Como a maioria dos vereadores faz parte da bancada “Amém, Chico!”, o aumento deve ser aprovado com poucos votos contrários.
O aumento da taxa de coleta de lixo proposto por Chico Brasileiro atingirá 92.123 imóveis.
A proposta também acaba com a isenção de 12.341 imóveis, dentre eles 2.752 utilizados por igrejas. Ao todo, são 20.341 imóveis que passarão a pagar a Tarifa Social de R$ 45,80 (0,5 UFFI) por ano onde a coleta é em dias alternados.
Onde a coleta acontece diariamente, a Tarifa Social custará R$ 91,61 – valores atuais de uma UFFI.
Portanto: “Amém, Chico!”.
Com informações da Elson Marques, da EMS Editores, e jornal GDia