O pioneiro, ex-vereador e ex-secretário de Turismo de Foz do Iguaçu, Sérgio Lobato da Mota Machado morreu por volta das 16h da tarde desta quinta-feira (25), por insuficiência respiratória.
Sérgio Lobato ficou mais de um mês lutando em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) devido as sequelas do novo coronavírus (Covid-19), segundo informou seu filho, o advogado Cassio Lobato, ao jornal GDia.
Nota de pesar da Prefeitura de Foz
A Prefeitura de Foz do Iguaçu lamenta a morte do empresário e pioneiro Sérgio Lobato da Mota Machado, nesta quinta-feira, 25, em decorrência da covid-19. Ele estava internado no Hospital Ministro Costa Cavalcanti.
Lobato chegou a Foz do Iguaçu na década de 50 e sua trajetória no município envolveu a administração de uma série de empreendimentos. Participou de importantes momentos da história da cidade, como a inauguração da Ponte da Amizade, a assinatura do convênio da construção da Itaipu Binacional e o início do projeto da segunda ponte que une o Brasil ao Paraguai.
Foi secretário municipal de turismo e eleito duas vezes como vereador. Também idealizou o Campeonato de Pesca Internacional ao Dourado e atuou no movimento de alfabetização de Foz do Iguaçu. Lobato ainda fundou o Cataratas Iate Clube, o Clube Hípico e o Centro de Convenções, e foi presidente do Lions Clube Cataratas.
Como reconhecimento em todas as suas ações em prol de Foz do Iguaçu, o empresário recebeu, em 2020, o título de cidadão honorário, concedido pela Câmara de Vereadores.
“Foz do Iguaçu lamenta o falecimento de Sérgio Lobato, que tanto empenhou esforços em projetos pelo desenvolvimento da cidade e deixou um grande legado. Desejamos à família força para enfrentar este momento de dor”, afirmou o prefeito Chico Brasileiro.
Legislativo Iguaçuense lamenta falecimento de Sérgio Lobato
A Câmara Municipal de Foz do Iguaçu lamenta o falecimento de Sérgio Lobato da Mota Machado. Ele estava internado no Hospital Ministro Costa Cavalcanti e veio a óbito nesta quinta-feira (25/03), aos 80 anos, em decorrência da covid-19.
Sérgio Lobato foi Vereador em Foz do Iguaçu de 1983 a 1988. Em 2020, ele foi congratulado pelo Legislativo com Título de Cidadão Honorário, por meio do Decreto Legislativo 08, de 14 de maio de 2020, em reconhecimento a todo trabalho de relevância prestado ao município.
Ele foi também Secretário Municipal de Turismo, foi um dos fundadores do Cataratas Iate Clube, do Clube Hípico e do Centro de Convenções. Lobato também foi um dos idealizadores do Campeonato de Pesca Internacional ao Dourado e atuou no movimento de alfabetização do município. Na época da Construção da Usina Hidrelétrica de Itaipu, ele chegou a participar da assinatura do Convênio que a Binacional fez com o Paraguai.
Ele era natural de Curitiba (PR), mas veio para Foz do Iguaçu em 1950. Na Terra das Cataratas atuou também como empresário do ramo imobiliário e trabalhou durante anos em prol do desenvolvimento e também do turismo da cidade.
A Câmara deseja a todos os familiares e amigos enlutados força e consolo neste momento de dor e tristeza.