Em busca de combater o alto nível de inadimplência e aumentar a arrecadação, o Município de Ciudad del Este procederá ao fechamento de estabelecimentos que não estejam atualizados com o pagamento de suas patentes comerciais e que tenham uma dívida superior a dois anos, informa a Radio Concierto.
Essa medida foi anunciada semana passada, pelo novo diretor de Arrecadação, Wilson Dos Santos, do município.
A taxa de inadimplência no pagamento de impostos imobiliários no município de Ciudad del Este é de 64%. Das 120.256 propriedades na cidade, registradas no Serviço Nacional de Cadastro, apenas os proprietários de 43.719 propriedades pagaram seus impostos em 2018, o que representa apenas 36%.
Quanto ao pagamento de patentes comerciais, apenas 32% das empresas pagaram esse imposto no ano passado. Das 34.561 empresas cadastradas no banco de dados do município de Ciudad del Este, apenas 10.917 lojas pagaram.
Entre as prioridades do novo diretor, está o de conseguir o maior número possível de contribuintes para recuperar o pagamento de seus impostos. Outra prioridade é a transparência de todos os procedimentos, coletas e inspeções.
“Pedimos às pessoas que paguem seus impostos, por que precisamos dessa renda para investir na cidade. Se as pessoas pedem mudanças, também precisam contribuir com o pagamento dos impostos ”, concluiu.