
A maior parte dos produtos consumidos na Páscoa está mais cara em Foz do Iguaçu em relação ao ano passado.
Os dados estão no levantamento de preços realizado pelo Centro de Pesquisas Econômicas e Aplicadas (Cepecon) da UNILA, que mostra a variação do custo de 21 itens de época em 12 supermercados e também em comparação a 2019.
Produtos que tiveram aumento de preços, em relação ao período de Páscoa do ano passado, são os seguintes:
-) ovos de chocolate (18,2%)
-) azeite de oliva (58%)
-) bacalhau em posta (57%)
O levantamento mostra, ainda, a variação de preços entre os supermercados da cidade em cada um desses itens. O bacalhau desfiado apresenta a maior variação – 106,87% –, podendo ser encontrado de R$ 31,90 a R$ 65,99 o quilo.
Confira no Ler mais os produtos que tiveram aumento de preços no mês de março 2020, em relação ao mesmo mês do ano passado.
Produtos que tiveram aumento de preços em março, em relação a fevereiro:
-) óleos e gorduras (11,4%)
-) pescados (8,5%)
-) aves e ovos (8,4%)
-) cebola e a batata (22%)
-) tomate (38%)
-) alface (13,3%)
-) alcatra (21,4%)
-) carne de porco (22,1%)
Ficaram mais baratos em março:
-) bebidas e infusões (-13,7%)
-) frutas (-6,3%)
-) enlatados e conservas (-5,45)
Os pesquisadores acreditam que o aumento da demanda por alimentos, em razão do isolamento social por conta da Covid-19, tenha impacto nos preços de alguns produtos. A pesquisa foi feita dias antes do isolamento social determinado pela Prefeitura de Foz do Iguaçu, mas já em vigor em outros municípios e Estados.
“Os produtos que vêm de São Paulo, como verduras e frutas, já estavam afetados. Houve uma corrida muito grande para o abastecimento por parte de supermercados de vários lugares. Começaram a comprar mais verduras, frutas, carne. Anteciparam as compras e isso acabou afetando os preços”, o coordenador da pesquisa, Henrique Kawamura.