O DER do Paraná informa, no boletim deste mês de novembro, que a Ponte da Integração em construção sobre o Rio Paraná, que ligará Foz do Iguaçu, no Brasil, a Presidente Franco, no Paraguai, está 73% concluída.
Segundo o departamento, já foram investidos na obra, bancada pela Itaipu Binacional, já foram investidos R$ 170 milhões.
O boletim diz o seguinte:
Margem brasileira – No mês de novembro, ocorreu o posicionamento da Aduela Metálica 6.04 no vão livre da ponte e das lajes pré-fabricadas sobre a unidade metálica, concretagem e tensionamento da mesma.
Os engenheiros do DER/PR estiveram em Porto Alegre visitando o Laboratório de Aerodinâmica das Construções, onde foram realizados os ensaios de túnel de vento com protótipos da Ponte da Integração. Acir Mércio, responsável pelos ensaios, fez uma demonstração com o objetivo de analisar a ação do vento em diversos ângulos. Os Engenheiros do DER/PR aproveitaram a viagem ao Rio Grande do Sul para visitar a fábrica Demuth, onde estão sendo fabricadas as peças metálicas (longarinas e transversinas) utilizadas para a construção das Aduelas Metálicas do vão central da ponte.

Margem paraguaia – No lado paraguaio, no decorrente mês, houve o posicionamento das lajes pré-fabricadas sobre a Aduela Metálica 5.02, concretagem de unificação das mesmas e tensionamento do 2º par de estais em direção ao vão central da ponte. No mastro principal, as execuções de concretagens das paredes foram finalizadas, totalizando aproximadamente 184 metros de altura da fundação ao topo da torre. As pré-montagens das Aduelas Metálicas no canteiro de obras paraguaio continuam em andamento.
