A Polícia Federal deflagrou, na data de hoje (31/8/2021), a Operação Ruta Negra*, para desarticular Organização Criminosa – ORCRIM, estabelecida em Santa Terezinha de Itaipu/PR, especializada na importação, comercialização e transporte criminosos de defensivos agrícolas ilegais.
Mais de 80 (oitenta) policiais federais cumpriram 20 (vinte) mandados de busca e apreensão, 1 (um) mandado de prisão preventiva e 2 (dois) mandados de prisão temporária nas cidades de Santa Terezinha de Itaipu/PR, Foz do Iguaçu/PR, São Miguel do Iguaçu/PR, Medianeira/PR, Ubiratã/PR, Irati/PR e Lucas do Rio Verde/MS.
A investigação foi iniciada em fevereiro de 2019, a partir de apreensões de cargas ilegais de agrotóxicos vindas do Paraguai.
A importação ocorria por meio do Lago de Itaipu, em pequenas embarcações, que utilizavam portos clandestinos da região.
Ao longo das investigações, surgiram indícios de que a ORCRIM receptava carros roubados ou furtados, adulterando suas placas. Esses veículos eram utilizados para o transporte dos agrotóxicos.
Também surgiram indícios de que a ORCRIM contava com auxílio de funcionário de agência bancária em Foz do Iguaçu/PR para abertura de contas com documentos falsos e para movimentação de dinheiro ilegal obtido pelo grupo.
Além da prisão do líder da ORCRIM e de seus 2 (dois) principais auxiliares, foram apreendidos dinheiro, veículos, embarcações e imóveis da ORCRIM, supostamente obtidos em razão das práticas criminosas.
Os nomes dos envolvidos não foram revelados.
*O nome da operação faz referência a uma das principais rotas do mercado negro de defensivos agrícolas no Brasil.
- Primeiros resultados da operação:
– 3 flagrantes, sendo um de agrotóxico em Lucas do Rio Verde, um de posse ilegal de arma de fogo em Santa Terezinha de Itaipu e um de descaminho em Medianeira;
– 14 carros apreendidos;
– R$ 200 mil em cheques;
– R$ 124 mil em espécie;
– 5 presos
– 300 kg de benzoato de emamectina