Não VIU?
Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Últimas Notícias
  • Cataratas e Itaipu
  • Tríplice Fronteira
  • Crônicas
  • Não tem como não postar
  • É bom Saber
  • Últimas Notícias
  • Cataratas e Itaipu
  • Tríplice Fronteira
  • Crônicas
  • Não tem como não postar
  • É bom Saber
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Não VIU?
Sem Resultados
Ver todos os resultados

Pedestre é prioridade no Mobi Foz. Veja o que o plano prevê

Por Vinícius Ferreira
17 abril, 2018
| 3 minutos de leitura |
CompartilharTwitterMandar pro ZapEnvie no TelegramLinkedin
Foto da apresentação do plano: Kiko Sierich

Melhorar o transporte coletivo é fundamental, criar ciclovias e incentivar o uso de bicicletas é importante. Mas o vital mesmo é dar melhores condições para o pedestre se locomover (e isso inclui até o pedestre que usa cadeira de rodas ou precisa de bengala e cão-guia).

O Plano de Mobilidade Urbana de Foz do Iguaçu (Mobi Foz), desenvolvido pelo Parque Tecnológico Itaipu em parceria com a Prefeitura, está no rumo certo ao colocar o pedestre no topo da pirâmide de prioridades no trânsito.

Notícias Relacionadas

Fim de expediente! Cinco comissionados deixam cargos na Prefeitura e na Câmara

Foz terá novo cartão-postal? Itaipu lança edital de obra milionária

Atenção! Anvisa proíbe venda e uso de lotes de Mounjaro falsificado

O Mobi Foz estabelece diretrizes e propostas para melhorar a mobilidade de Foz do Iguaçu no cenário 2018-2028, como o Não Viu? mostrou em duas matérias, sobre o transporte coletivo (https://goo.gl/F6htde) e sobre o uso de bicicletas (https://goo.gl/78HKPE).

Hoje, vamos falar sobre esse topo da pirâmide, o pedestre.

O plano aponta as falhas atuais, que são aquelas que qualquer cidadão que anda a pé por Foz do Iguaçu percebe: faltam calçadas adequadas, sinalização de pedestre, segurança para usar praças e equipamentos públicos, mais faixas de pedestre elevadas (e conscientização dos motoristas sobre o direito dos pedestres), entre outros itens.

O investimento para resolver alguns desses problemas é mínimo. Para a questão das calçadas, por exemplo, é preciso fiscalizar e exigir que os proprietários urbanos respeitem as leis, que não só exigem calçadas, como estabelecem padrões.

Pela legislação, devem ser utilizados materiais mais permeáveis nas calçadas, que precisam contar ainda com sinalização tátil para pessoas com deficiência.

Com exceção da Avenida Brasil, mesmo nas ruas centrais a desobediência à legislação é flagrante, sem que nada seja exigido dos proprietários. Fica por isso mesmo.

Segundo os responsáveis pelo Mobi Foz, “falta fiscalização dos órgãos competentes, que atualmente não possuem quadro funcional para monitoramento e controle da legislação”. Existe a lei, portanto, mas é letra morta.

Essas condições de calçadas malfeitas ou de falta delas acabam impactando no número de atropelamentos. O pedestre é o segundo grupo mais atingido em acidentes, sendo precedido pelos motociclistas, dizem os autores do Mobi Foz. Só em 2017 foram quase 70 atropelamentos.

A não valorização do pedestre, diz o Mobi Foz, “também reflete na baixa presença da comunidade nas praças e aparelhos públicos, que atualmente estão disponíveis em vários locais da cidade, para promoção de lazer”.

Entre os problemas das calçadas, está a falta de padrão ou de continuidade. Foto: Kiko Sierich

E constata: “Além de segurança pública, observa-se o pouco investimento em iluminação e sinalização”.

Com o objetivo explícito de “promover qualidade no deslocamento de pedestres”, o Plano de Mobilidade Urbana de Foz do Iguaçu estabelece como diretrizes:

1. Promover condições adequadas de acessibilidade
2. Garantir segurança pública aos pedestres e resguardar o patrimônio público
3. Promover sinalização específica para pedestres
4. Disponibilizar, manter e estimular a utilização de equipamentos públicos e praças

E tem como ações prioritárias:

1. Ampliar a sinalização e infraestrutura para atendimento a todos os tipos de PcDs (portadores de deficiências
2. Elaborar projeto de rota acessível no centro e bairros
3. Criar mecanismo de melhor eficiência para fiscalização, execução das calçadas e demais questões de acessibilidade
4. Ampliar a execução de faixas de pedestres elevadas
5. Efetiva participação da guarda-municipal na vigilância do patrimônio público (praças e equipamentos de uso coletivo), incluindo tecnologias de monitoramento
6. Promover instrumentos orientativos sobre a execução das calçadas, inserindo o usuário e proprietário no contexto da mobilidade

O ponto de ônibus existe e está em razoável estado. Mas, pra chegar até ele, cadê as calçadas? Foto: Kiko Sierich

eficiente
7. Revitalizar espaços públicos para incentivo à utilização da comunidade
8. As calçadas deverão atender os conceitos de acessibilidade, segurança e desenho adequado, continuidade, funcionalidade e conforto, conforme estabelecido na Lei Municipal 3144/2005 (Lei das Calçadas), devendo avaliar-se as condições para a construção de abrigos, pontos, quiosques e assemelhados de caráter fixo nas calçadas, de forma a não comprometer a acessibilidade e continuidade.

Para o trecho urbano da BR-277, o Mobi Foz prevê a construção de mais sete passarelas de pedestres, nos trechos mais populosos. Hoje, existe apenas uma passarela elevada e três passagens por trincheiras e viadutos.

Quer dizer, o planejamento para o pedestre se dar bem em suas andanças é simples. Uma boa calçada, facilidade para atravessar as vias, mais segurança pública e mais respeito.

Tags: Cidade
CompartilharTweetarEnviarCompartilharCompartilhar
Faça parte da Comunidade
Receba nossos conteúdos direto no seu WhatsApp.
Entrar na Comunidade

Relacionados +Conteúdos

Notícia

Vereador propõe a criação da semana dos carros antigos em Foz

2 abril, 2019
127
Notícia

Fotos do dia: estão melhorando a pista de caminhada da Avenida Paraná

2 abril, 2019
390
Notícia

Palestra de negócios em Foz abordará atendimento competitivo

2 abril, 2019
105
Deixar comentário

Notícias recomendadas

  • Notícia
Fotos: divulgação

COLÉGIO MONJOLO ABRE PITCH DAY 2026 HARVARD HEALTHLAB ACCELERATOR E UDC

4 novembro, 2026
1
Foto: Pixabay

Segura o guarda-chuva! Simepar prevê mais chuva em Foz

4 novembro, 2026
1
Foto: rede social de Mac Donald

Paulo Mac Donald apresenta proposta para ampliar hospital de Foz

6 novembro, 2026
1
Foto: divulgação

Banco fecha no Paraguai: saiba quanto os correntistas podem receber

3 novembro, 2026
1
Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Chuva e possibilidade de temporais devem marcar a semana em Foz

3 novembro, 2026
1

Notícias Populares

  • Foto: divulgação

    Vai regularizar documentos no Paraguai? Veja as datas

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • Caiu! Renúncia de Santiago Peña sacode o Paraguai

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • A Avenida Brasil vai ficar um brinco?

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • Câmara de Foz é a segunda mais cara entre as principais cidades do Paraná

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • Rubio fala sobre a ida de Flávio Bolsonaro para os Estados Unidos

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
Não viu?

© 2012 - 2026 Não Viu

Fale Conosco via: E-mail - naoviu.com.br@gmail.com ou Whatsapp - (45) 99963-1755

  • Aviso Legal
  • Não Viu, um olhar sobre tudo
  • Newsletter
  • Política de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Quem somos

Redes Sociais

Bem vindo de volta!

Entrar

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar

Adicionar Nova Lista de reprodução

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Últimas Notícias
  • Tríplice Fronteira
  • Foz do Iguaçu
  • Na Terra das Cataratas e da Itaipu
  • É bom saber!
  • Crônica

© 2012 - 2026 Não Viu