
Com a aprovação do uso medicinal da maconha por vários países, o ministro da Agricultura (Mag) do Paraguay, Denis Lichi, informou que existe a intenção de desenvolver no Paraguai um modelo produtivo para plantar e processar a maconha.
O anúncio foi feito durante numa entrevista ao canal Telefuturo. O Ministro também confirmou ao jornal Última Hora que um grupo americano já demonstrou interesse em investir na elaboração de produtos farmacêuticos.
Lichi esclareceu, no entanto, que a negociação está em uma fase inicial, já que é preciso analisar todo o contexto e consultar os organismos antidrogas do Paraguai, especificamente a Senad. “Esperamos as respostas para saber se a exploração medicinal da maconha, dentro do país, será autorizada”, afirmou.
O Ministro ainda disse que o grupo de investidores americanos já realizou um estudo que confirmou que a qualidade do solo é propícia para o cultivo da maconha. Lichi explicou, porém, que o Paraguai não possui a cepa necessária para a elaboração de substâncias farmacêuticas.
A carta de intenções dos investidores foi repassada ao titular da Secretaria Nacional Antidrogas (Senad), Arnaldo Giuzzio. Caberá a ele analisar e dar um parecer institucional com a finalidade de prosseguir com a negociação.