
A atualização do relatório de perspectivas econômicas globais do Fundo Monetário Mundial estima para o Paraguai um crescimento moderado de 1% para este ano e uma recuperação de 4% para 2020, mantendo-se acima da média esperada para a América Latina. Sul
Segundo o relatório divulgado na terça-feira, em Washington, a economia mundial está em desaceleração sincronizada, com uma projeção de crescimento global de 3% para este ano. As economias emergentes e em desenvolvimento da Ásia, como China e Índia, são as que apresentam os números mais positivos, em torno de 6%.
Veja mais previsões no Ler mais.
Na América do Sul, as previsões indicam uma média de -0,2% para este ano e uma ligeira recuperação de 1,8% para 2020. Os países com os números de crescimento mais encorajadores são Bolívia, Colômbia, Chile e Peru, enquanto que Venezuela, Argentina e Equador estão nos níveis mais baixos.
Para o Paraguai, o FMI espera um crescimento reduzido de 1% este ano, comparado aos 3,7% alcançados no ano passado. No entanto, as previsões para 2020 referem-se a uma recuperação da economia nacional e a uma expansão do PIB em torno de 4%, sendo o país com as melhores perspectivas para aquele ano na região, cujo crescimento médio seria de 1,8% .
Globalmente, projeta-se uma ligeira melhora no crescimento para 2020, com previsão de 3,4%, o que ainda seria uma “recuperação precária” estimada pelo FMI.
Fonte e foto: AIP