Não VIU?

Publicidade

Raj
Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Cataratas e Itaipu
  • Tríplice Fronteira
  • Crônicas
  • Não tem como não postar
  • É bom Saber
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Cataratas e Itaipu
  • Tríplice Fronteira
  • Crônicas
  • Não tem como não postar
  • É bom Saber

Publicidade

Raj
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Não VIU?
Raj
Sem Resultados
Ver todos os resultados

O paradoxo da harpia: da comemoração de um nascimento ao medo de perder uma propriedade rural

Por Vinícius Ferreira
1 maio, 2020
| 2 minutos de leitura |
CompartilharTwitterMandar pro ZapEnvie no TelegramLinkedin
50º filhote nascido dentro do programa de reprodução de harpias. Foto: Alexandre Marchetti.

Nesta semana, a ave da foto acima foi motivo de comemoração, pois trata-se da 50ª harpia nascida em cativeiro no Refúgio Biológico da Itaipu Binacional.

Por outro lado, também nesta semana, o diretor-presidente do Instituto Água e Terra (IAT), Everton Luiz da Costa Souza, emitiu um comunicado aos proprietários rurais da região Sudoeste do Paraná no qual orienta a necessidade da preservação e a importância do apoio nas buscas de uma harpia avistada no município de Coronel Domingos Soares, no início de abril.

Notícias Relacionadas

Preparem-se! Temperatura em Foz deve despencar nesta semana, acompanhada de rajadas de vento

Confira os principais assuntos discutidos hoje (11) na Câmara de Foz do Iguaçu

Atenção, brasileiros que estudam no Paraguai! Projeto que simplifica revalidação de diploma do exterior é aprovado no Senado

De acordo com o IAT, as imagens feitas por um observador de aves surpreenderam técnicos e ambientalistas, mas também geraram insegurança nos fazendeiros.

Veja mais detalhes dessa história no Ler mais.

Filhote sendo alimentado pelos tratadores do Refúgio Bela Vista. Foto: Alexandre Marchetti.

Devido à presença de uma espécie em estado crítico de extinção, eles temem que áreas possam ser desapropriadas para se transformarem em unidades de conservação e teriam cogitado abater o animal, caso seja visto em alguma fazenda.

Para sanar as dúvidas e garantir a preservação da ave, o presidente do IAT elaborou uma carta que está sendo distribuída em toda a extensão do território de pesquisa. No documento, convida os proprietários da região para serem parceiros na conservação da harpia e salienta que, nesse caso, não há interesse do Estado de criar de Unidades de Conservação.

Souza esclarece que pelo porte da ave – com até 12 quilos e 2,5 metros de envergadura de uma ponta à outra da asa – ela precisa de um ambiente relativamente bem conservado, com extensas áreas de floresta e espécies da fauna nativa das quais se alimenta, como tatus, cotias e macacos, entre outros.

“É uma preocupação desnecessária. O grande interesse que essa ave desperta e a sua ocorrência na região pode ser revertida em benefícios aos proprietários por meio do turismo de observação de aves”, destaca o presidente do IAT. Ele reforça que, mais do que isso, a ação integrada entre o órgão e proprietários possibilitará a implantação de uma nova atividade.

Harpia
A harpia, ou gavião real, é uma das maiores aves de rapina do mundo. Por sua imponência foi escolhida para estampar o Brasão do Estado.

O registro do observador Francisco Hamad é único, depois de muitos anos sem ocorrência documentada no Paraná.

A comunidade científica afirma que esse registro demonstra que a região Sudoeste do Estado ainda apresenta locais com as características para o habitat da harpia, uma constatação importante não apenas para a conservação dessa espécie ameaçada de extinção, mas, também, para a existência dos serviços ambientais promovidos pelas florestas como a água e a regulação climática.

Com informações da AEN

 

 

CompartilharTweetarEnviarCompartilharCompartilhar

Relacionados +Conteúdos

Foto: divulgação/PMFI
Notícia

Saiba o que pode e o que não pode ser destinado à Coleta Seletiva de Recicláveis em Foz

4 agosto, 2026
1
Foto da apreensão: divulgação
Notícia

Operação da PRF apreende motos e aplica 80 multas na Ponte da Amizade

4 agosto, 2026
1
Ilustração de como será a parte externa do museu: divulgação
Notícia

Foz do Iguaçu ganha aposta milionária na cultura: Governo libera R$ 208 milhões para o Centre Pompidou Paraná

4 agosto, 2026
2
Deixar comentário

Notícias recomendadas

  • Notícia
Foto: divulgação

Obra que vai eliminar um dos maiores pontos de congestionamentos de Ciudad del Este já está 55% concluída

3 agosto, 2026
1
Foto ilustrativa: Marcos Labanca/Divulgação

Acidente no Macuco Safari: veja as últimas informações sobre a tragédia nas Cataratas do Iguaçu

28 julho, 2026
1
Foto: divulgação

Embaixador do Brasil recebe oficialmente queixa do Paraguai contra Lula e pedido de reparação pela Guerra da Tríplice Aliança

31 julho, 2026
2
Foto: divulgação

Mais de 22 mil brasileiros pedem residência no Paraguai em apenas seis meses

29 julho, 2026
1
Foto: José Fernando Ogura/ANPr

Laudo sobre acidente no Macuco Safari deve ser concluído em até 10 dias, informam PCPR e Polícia Científica

31 julho, 2026
1

Notícias Populares

  • Foto: divulgação

    Embaixador do Brasil recebe oficialmente queixa do Paraguai contra Lula e pedido de reparação pela Guerra da Tríplice Aliança

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • Foz do Iguaçu ganha aposta milionária na cultura: Governo libera R$ 208 milhões para o Centre Pompidou Paraná

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • Que tal ganhar um iPhone 17 Pro Max com apenas um clique?

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • Vai cruzar a fronteira? Ponte da Integração terá novas regras a partir de segunda (3)

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • Foz do Iguaçu terá semana de chuva e risco de temporais, mas sem previsão de onda de frio

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
Não viu?

© 2023 Não Viu - Projetado por H7web Projetos Especiais

Fale Conosco via: E-mail - naoviu.com.br@gmail.com ou Whatsapp - (45) 99963-1755

  • Aviso Legal
  • Não Viu, um olhar sobre tudo
  • Newsletter
  • Política de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Quem somos

Redes Sociais

Bem vindo de volta!

Entrar

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar

Adicionar Nova Lista de reprodução

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Últimas Notícias
  • Tríplice Fronteira
  • Foz do Iguaçu
  • Na Terra das Cataratas e da Itaipu
  • É bom saber!
  • Crônica

© 2023 Não Viu - Projetado por H7web Projetos Especiais