Não VIU?

Publicidade

Raj
Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Terra das Cataratas e Itaipu
  • Tríplice Fronteira
  • Crônicas
  • Não tem como não postar
  • É bom Saber
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Terra das Cataratas e Itaipu
  • Tríplice Fronteira
  • Crônicas
  • Não tem como não postar
  • É bom Saber

Publicidade

Raj
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Não VIU?
Raj
Sem Resultados
Ver todos os resultados

Onze aves já não existem mais no Paraná, mostra Lista Vermelha

Por Vinícius Ferreira
1 dezembro, 2018
| 2 minutos de leitura |
CompartilharTwitterMandar pro ZapEnvie no TelegramLinkedin
Quatro das onze espécies extintas: no sentido horário, a começar do alto à esquerda, o cuitelão, a codorninha, o jaó e o pula-pula-de-sobrancelha. Fotos da Wkipedia.

Estes pássaros você já não vai encontrar nas (poucas) matas do Paraná: jaó, codorninha, pato-mergulhão, miraçu, pararu-espelho, cuitelão, pica-pau-de-cara-canela, chorozinho-de-chapéu-preto, limpa-folha-do-brejo e pula-pula-de-sobrancelha.

Estas espécies são consideradas regionalmente extintas, segundo decreto publicado no Diário Oficial do Estado que atualiza a Lista Vermelha das Aves Ameaçadas de Extinção no Estado do Paraná.

Notícias Relacionadas

Operação da PF apura compra de votos em Itaipulândia

Megaoperação da Polícia Civil atinge Foz

Itaipu estuda a construção de mais duas turbinas

E sabe quem foi responsável pelo levantamento, conforme convênio com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e o Instituto Ambiental do Paraná? O Parque das Aves, aqui de Foz do Iguaçu. O trabalho durou um ano.

“O trabalho foi desenvolvido com muita qualidade e em tempo recorde, um modelo a ser seguido pelos demais segmentos da área ambiental do Estado, onde Governo e iniciativa privada trabalharam juntos em benefício do meio ambiente”, disse o secretário estadual do Meio Ambiente, Antonio Carlos Bonetti.

Em perigo

Os levantamentos de campo avaliaram as 762 espécies de aves que existem no Estado. A conclusão é que, deste total, 118 espécies enfrentam algum grau de ameaça. E onze, infelizmente, já estão extintas no Paraná.

Além das extintas, as outras categorias estabelecem qual o risco de espécies desaparecerem da natureza: criticamente em perigo de extinção, em perigo, vulnerável, quase ameaçada, menos preocupante, insuficientemente conhecida.

O trabalho foi desenvolvido em três etapas. Inicialmente, foi feita uma consulta popular,por meio de uma plataforma aberta e livre na internet.

Em seguida, as comunidades científica e de ornitólogos do Paraná fizeram a compilação e avaliação dos dados.

A etapa final foi a elaboração e publicação da Lista Vermelha, oficializada no dia 22 de novembro com a assinatura do Decreto 11.797, pela governadora Cida Borghetti.

O trabalho foi apresentado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos na quinta-feira (29). Na foto, o secretário e os participantes do trabalho. Foto: Divulgação SEMA

Todo o processo foi mediado e executado pela Hori Consultoria Ambiental, coordenada por Fernando Straube e Alberto Urben Filho, ornitólogos paranaenses com ampla experiência na supervisão da criação de listas vermelhas.

“A atualização da lista é de extrema importância, pois assim é possível identificar espécies que mais precisam da nossa ajuda, além de possibilitar a proteção legal das aves em risco de extinção no estado do Paraná”, disse a diretora do Parque das Aves, Carmel Croukamp.

As Listas Vermelhas de Espécies Ameaçadas foram criadas em 1964 pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN – International Union for Conservation of Nature). O Paraná é o primeiro estado brasileiro a contar com legislação destinada à proteção da fauna e da flora (Lei nº 11.967 de 17 de fevereiro de 1995), que resultou em 117 espécies de aves listadas.

O primeiro processo de revisão da lista ocorreu em 2004, quando 169 espécies foram consideradas sob risco.

Tags: Lista VermelhaMeio Ambiente
CompartilharTweetarEnviarCompartilharCompartilhar

Relacionados +Conteúdos

Notícia

Projeto de Lei sobre o uso de canudos biodegradáveis recebe parecer favorável, depois que as multas previstas foram excluídas

15 março, 2019
70
Notícia

Ação integrada desmonta criadouro clandestino de pássaros exóticos na fronteira com a Argentina.

12 março, 2019
203
Notícia

Ação integrada combate crimes ambientais em rio e já apreendeu 25 barcos

21 fevereiro, 2019
24
Deixar comentário

Notícias recomendadas

    • Notícia
    Operação em andamento. Foto: divulgação

    Operação da PF apura compra de votos em Itaipulândia

    22 julho, 2025
    1
    Ilustração: PMFI

    Atenção, motoristas! Terá interrupção de trânsito na Avenida Felipe Wandscheer

    21 julho, 2025
    1
    PCPR deflagra operação contra grupo que movimentou R$ 4,3 milhões com tráfico de drogas
Foto: PCPR

    Megaoperação da Polícia Civil atinge Foz

    22 julho, 2025
    2
    Ciudad del Este. Foto: Agência IP

    IOF pode voltar a impactar compras na Tríplice Fronteira

    17 julho, 2025
    1
    Foto ilustrativa: divulgação

    Complexo Dreams Park Show reativa a campanha “Morador Anfitrião”

    17 julho, 2025
    1

    Notícias Populares

    • Silva e Lun e Beto Preto   em reunião nesta terça-feira, em Curitiba. Foto: divulgação

      Me dá um dinheiro aí! General volta a Curitiba em busca de recursos

      0 compartilhados
      Compartilhar 0 Tweetar 0
    • Motorista com sinais de embriaguez é preso por homicídio culposo

      0 compartilhados
      Compartilhar 0 Tweetar 0
    • Gastos da Itaipu com MST e COP 30 são ilegais, diz estudo da Câmara dos Deputados

      0 compartilhados
      Compartilhar 0 Tweetar 0
    • Últimas fotos da novela da duplicação da Rodovia das Cataratas

      0 compartilhados
      Compartilhar 0 Tweetar 0
    • Golpe nos aposentados do INSS tem mais um alerta no Paraná

      0 compartilhados
      Compartilhar 0 Tweetar 0
    Não viu?

    © 2023 Não Viu - Projetado por H7web Projetos Especiais

    Fale Conosco via: E-mail - naoviu.com.br@gmail.com ou Whatsapp - (45) 99963-1755

    • Aviso Legal
    • Não Viu, um olhar sobre tudo
    • Newsletter
    • Política de Cookies
    • Política de Privacidade
    • Termos de Uso
    • Quem somos

    Redes Sociais

    Bem vindo de volta!

    Entrar

    Esqueceu a senha?

    Recupere sua senha

    Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

    Entrar

    Adicionar Nova Lista de reprodução

    - Selecione Visibilidade -

      Sem Resultados
      Ver todos os resultados
      • Não Viu, um olhar sobre tudo
      • Últimas Notícias

      © 2023 Não Viu - Projetado por H7web Projetos Especiais