Em breve, Foz do Iguaçu terá sua própria Casa da Mulher Brasileira, para acolher mulheres vítimas de violência e oferecer um atendimento rápido, seguro e humanizado, sem que a vítima precise percorrer diferentes órgãos em momentos de vulnerabilidade.
A construção está em andamento na Avenida Gramado, Vila A, ao lado da Catedral Nossa Senhora de Guadalupe. O investimento é de R$ 9,5 milhões da Itaipu Binacional, com execução do projeto sob responsabilidade do Itaipu Parquetec.
A previsão é que a unidade seja entregue até o segundo semestre de 2026 e a gestão da unidade será compartilhada: nos dois primeiros anos contará com apoio do Ministério das Mulheres e, posteriormente, passará à responsabilidade do Município e do Estado.
A obra para a construção da Casa da Mulher Brasileira em Foz do Iguaçu também envolveu medidas de responsabilidade ambiental.
Serão doadas 181 mudas de árvores, sendo 34 delas nativas, à Prefeitura de Foz do Iguaçu, que ficará encarregada do plantio em diferentes áreas da cidade, fortalecendo a arborização urbana.
Além disso, o projeto prevê paisagismo no entorno da Casa, garantindo que o espaço de acolhimento se integre de maneira harmoniosa à paisagem local.
