Olha no que deu o repasse milionário da Itaipu para a Unila

A instituição está entre as 12 piores universidades federais em desempenho de graduação, diz jornal

Sede inacabada da Unila. Foto: Divulgação/UNOPS

O jornal Gazeta do Povo informou ontem, 29 de abril, que o ministro da Educação, Camilo Santana, poderá ser convocado pela Câmara dos Deputados para explicar o baixo desempenho acadêmico da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), sediada em Foz do Iguaçu (PR), e que recebe financiamento da Itaipu Binacional.

Isso ocorrerá caso o requerimento de convocação, protocolado na segunda-feira (28) pelo deputado federal Kim Kataguiri (União-SP), que questiona a efetividade do uso de recursos públicos na instituição, seja aprovado pelos deputados.

Desempenho
Segundo dados apurados pela Gazeta do Povo, a Unila está entre as 12 piores universidades federais em desempenho de graduação, com uma Taxa de Sucesso na Graduação (TSG) de apenas 26% em 2023 — número muito inferior à média nacional, que foi de 46%.

O jornal afirma que, mesmo com resultados considerados insatisfatórios, a Unila recebeu mais de R$ 800 milhões da Itaipu Binacional apenas nos últimos dois anos. Os recursos foram destinados principalmente à construção de infraestrutura, como o novo campus da universidade.

Outro lado
Segundo a Gazeta do Povo, “para o pró-reitor da Unila, professor Antônio Machado Júnior, não há uma explicação única para justificar uma taxa de sucesso abaixo da média nacional. Um dos fatores, segundo Machado Júnior, é a necessidade de mais investimentos por parte da União no ensino superior”.

Sair da versão mobile