Antes da reunião da Cúpula do Mercosul, que acontece hoje, 03 de julho, em Buenos Aires, o presidente Santiago Peña Nieto se reuniu com o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, com quem manteve uma conversa franca e produtiva sobre os temas centrais da agenda que une Paraguai e Brasil.
Segundo a Presidência da República do Paraguai, ambos os líderes discutiram o processo de revisão do Anexo C de Itaipu, que estava previsto para ser concluído neste ano, mas foi temporariamente suspenso após o caso de espionagem contra autoridades paraguaias admitido pelo Brasil.
Nesse sentido, ambos os líderes reafirmaram o compromisso com a construção de um acordo justo e equilibrado para ambos os povos.
O presidente paraguaio também expressou sua preocupação com o caso de espionagem e solicitou total comprometimento das autoridades brasileiras para esclarecer os fatos.
Vale ressaltar que, historicamente, em todos os acordos firmados com os paraguaios sobre Itaipu, o consumidor brasileiro, que compra a grande parte da usina produzida pela usina, sempre saiu perdendo.
Resumo da ópera
A definição do valor da nova tarifa da hidrelétrica deveria ocorrer em maio deste ano, mas está adiada por tempo indeterminado, devido à desculpa esfarrapada dessa tal espionagem.
No momento, tal tarifa continua exorbitante para os brasileiros pagarem e, pior, darem aos diretores da Binacional, paraguaios e brasileiros, volumosos recursos financeiros quase inesgotáveis, para gastarem do jeito que seus patrões bem entenderem.
O resto é só blá-blá-blá.