Não VIU?
Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Últimas Notícias
  • Cataratas e Itaipu
  • Tríplice Fronteira
  • Crônicas
  • Não tem como não postar
  • É bom Saber
  • Últimas Notícias
  • Cataratas e Itaipu
  • Tríplice Fronteira
  • Crônicas
  • Não tem como não postar
  • É bom Saber
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Não VIU?
Sem Resultados
Ver todos os resultados

Notícias que envergonham morador de fronteira

Por Vinícius Ferreira
9 outubro, 2017
| 3 minutos de leitura |
CompartilharTwitterMandar pro ZapEnvie no TelegramLinkedin

Pinçados aqui e ali, no noticiário e nas redes sociais, fatos da semana que passou, em Foz do Iguaçu e na fronteira, que são de corar de vergonha.

Mais imposto
O primeiro, claro, é o aumento da alíquota do Imposto sobre Serviços, projeto do prefeito Chico Brasileiro prontamente aprovado pela Câmara de Vereadores, por 11 a 3. Vale destacar os que foram contra: Celino Fertrin, Dr. Brito e Elizeu Liberato.

Notícias Relacionadas

Preparem-se! Temperatura em Foz deve despencar nesta semana, acompanhada de rajadas de vento

Confira os principais assuntos discutidos hoje (11) na Câmara de Foz do Iguaçu

Atenção, brasileiros que estudam no Paraguai! Projeto que simplifica revalidação de diploma do exterior é aprovado no Senado

A Acifi disse o óbvio sobre o aumento da alíquota (o óbvio, aqui, não é ululante, porque cai em ouvidos moucos): “Antes de aumentar impostos, é preciso combater de verdade a informalidade e ajustar as contas públicas com redução de despesas”.

Derrota do bom senso. Sentimento de vergonha generalizada.

Filas da mentira. Foto: Adilson Borges

Propaganda enganosa
Ali do outro lado, em Ciudad del Este, a vergonha de doer foi da loja de Auto-serviço Gran America. Com a maior cara de pau, a loja anunciou a venda de aparelhos de ar condicionado por apenas U$ 49,99. Com o devido alerta: cada pessoa só poderia adquirir uma unidade.

Quando as portas da loja abriram, cedinho, havia uma multidão – a maioria iguaçuenses. Aí, a informação que mata de vergonha o bom lojista: o “estoque” à venda era apenas de cinco aparelhos. Sim, cinco. Só não houve depredação generalizada porque o iguaçuense é muito bonzinho.

Mais vagas
A semana também marcou o início da destruição do canteiro central da Avenida Silvio Américo Sasdelli para criar novas vagas de estacionamento, atendendo ao que pedem os comerciantes.

Tudo bem que aquilo ali vai ficar um horror. Mas um morador disse que as árvores do canteiro central “não prestam pra nada”. Se este é o sentimento geral dos moradores da Vila A, bom proveito com as novas vagas.

Mas dá vergonha de se gastar dinheiro (não é muito, porque os comerciantes ajudaram) com um projeto tão chinfrim, que, a propósito, está na contramão do que acontece em cidades civilizadas.

Em Curitiba (que não é tão civilizada assim), moradores conseguiram evitar a construção de um hipermercado numa área com mata. Querem um parque. E provavelmente vão conseguir, tal a gritaria.

O Sul
Pra fechar, vergonha do apoio que boa parte dos moradores do Oeste paranaense dão ao movimento O Sul é meu País, criado lá em Passo Fundo e que pretende separar os estados do Sul do restante do Brasil.

Como se aqui não tivéssemos as mesmas mazelas do “lado de cima”, a começar pela corrupção.

A briga deveria ser por melhorar a representatividade dos estados, por fazer funcionar de fato uma federação e para que a República corrigisse seus rumos.

Porque o Sul, se virar um país, um dia, continuará igualzinho ao que é o Brasil inteiro – uma tragicomédia.

CompartilharTweetarEnviarCompartilharCompartilhar
Faça parte da Comunidade
Receba nossos conteúdos direto no seu WhatsApp.
Entrar na Comunidade

Relacionados +Conteúdos

As deputadas e deputados estaduais voltam a se reunir no Plenário na terça (3).
Foto: Valdir Amaral/Alep
É bom saber!

Preparem os bolsos! Paraná pode mudar cobrança dos cartórios

2 novembro, 2026
1
A Secretária-Geral da Presidência, Karina Milei, visitou as obras em andamento no Monumento aos Espanhóis, onde o Papa Leão XIV celebrará uma missa durante sua visita histórica à República Argentina. Foto: divulgação
Tríplice Fronteira

Papa Leão XIV visitará três países da América do Sul em novembro; veja as datas

2 novembro, 2026
1
Foto: captura de vídeo sobre a coletiva de imprensa/Departamento de Estado do EUA
É bom saber!

Rubio fala sobre a ida de Flávio Bolsonaro para os Estados Unidos

2 novembro, 2026
2
Deixar comentário

Notícias recomendadas

  • Notícia
Foto: divulgação

Presente para os servidores

28 outubro, 2026
1
Além do novo canil, a equipe reformou o galinheiro da propriedade, que também estava exposto à entrada de predadores. Foto: captura de vídeo

Após perder cães para onças, casal de idosos ganha canil de proteção no Paraná

30 outubro, 2026
2
Foto:  captura de imagens das redes sociais

Foz tem novo secretário de Turismo

29 outubro, 2026
1
A obra é executada pelo Consórcio Acaray-Tocsa, com financiamento da Itaipu Binacional. Foto: divulgação/MOPC

Viaduto em Ciudad del Este promete reduzir em até 25 minutos o tempo no trânsito

29 outubro, 2026
1
Ilustração: projeto arquitetônico da nova sede da Câmara de Vereadores.

Nova sede da Câmara de Foz terá pedra fundamental em dezembro

28 outubro, 2026
2

Notícias Populares

  • Foto: captura de vídeo sobre a coletiva de imprensa/Departamento de Estado do EUA

    Rubio fala sobre a ida de Flávio Bolsonaro para os Estados Unidos

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • Diesel sobe no Paraguai; veja a diferença de preços em Foz

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • Real desvalorizado já preocupa comerciantes de Ciudad del Este às vésperas do Black Friday

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • Nova sede da Câmara de Foz terá pedra fundamental em dezembro

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • Paraguai mostra ao Brasil por que virou destino de investidores em documentário da Brasil Paralelo

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
Não viu?

© 2012 - 2026 Não Viu

Fale Conosco via: E-mail - naoviu.com.br@gmail.com ou Whatsapp - (45) 99963-1755

  • Aviso Legal
  • Não Viu, um olhar sobre tudo
  • Newsletter
  • Política de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Quem somos

Redes Sociais

Bem vindo de volta!

Entrar

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar

Adicionar Nova Lista de reprodução

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Últimas Notícias
  • Tríplice Fronteira
  • Foz do Iguaçu
  • Na Terra das Cataratas e da Itaipu
  • É bom saber!
  • Crônica

© 2012 - 2026 Não Viu