
A maior preocupação dos empresários do Alto Paraná é a desaceleração econômica, disse o novo presidente da Câmara de Comércio de Ciudad del Este, Carlos Jara. “O problema é estrutural e não fiscal, o desafio é gerar condições para o turismo”, afirmou, em visita à redação do jornal ABC Color.
“Nossa principal preocupação é a crise gerada pela grande dependência que temos do Brasil e da Argentina”, disse Jara ao jornal, segundo matéria publicada na edição desta quinta-feira (25).
Ele revelou que seu sindicato reúne cerca de 90 empresas dos setores comercial, industrial e de serviços.
“A crise vai muito além de simplesmente reduzir a triangulação de produtos, que é um dos pontos fortes de Ciudad del Este. Precisamos mudar o modelo de gestão estrutural “, propôs Jara.
Ele acrescentou, ainda, que o objetivo não deve ser apenas impulsionar o comércio, mas também movimentar outros setores da economia e criar outras formas de emprego.
“O nosso trabalho não é apenas vender e revender coisas. É imperativo melhorar a parte da saúde, educação, segurança urbana, serviços públicos, que são extremamente deficientes “, disse o novo presidente da Câmara de Comércio ao ABC Color.
Ele enfatizou que os aspectos vitais estão sendo negligenciados, como a educação e a infra-estrutura da cidade, que não tem um sistema de esgoto ou água potável garantida, que havia sido prometida em nível eleitoral, mas não foi cumprida.
“Não devemos nos preocupar com o ‘free shop’ do Brasil, mas como fazer as coisas melhor para tornar a cidade mais atraente para os estrangeiros”, disse ele.