
O Paraná precisa ter uma infraestrutura de atendimento ao turista à altura da qualidade de seus atrativos, afirmou em Foz do Iguaçu, nesta quinta-feira (10), o governador Carlos Massa Ratinho Junior.
“Não é lógico ter tantas belezas naturais, como as Cataratas do Iguaçu, a Ilha do Mel, as cachoeiras de Prudentópolis e as ilhas da baía de Paranaguá e não contar com uma infraestrutura adequada para os turistas”, afirmou o governador, na comemoração pelos 80 anos do Parque Nacional do Iguaçu.
E essa infraestrutura inclui um aeroporto, em Foz, “que comporte voos internacionais”. E, ainda, “uma rodovia com pista dupla”, disse. E garantiu que “esses assuntos serão prioridades para o governo”

Ratinho Junior ressaltou que todo o planejamento da infraestrutura será feito de forma a alinhar a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento econômico do Estado, visando sempre a geração de emprego, renda e riquezas para a população.
“O Parque Nacional do Iguaçu é a prova máxima de que isso é possível. Talvez não tenha um projeto de tanto sucesso como esse, que preserve a natureza e promove a economia”, afirmou.
Era tudo o que Foz queria ouvir: turismo como prioridade, meio ambiente com preservação. Claro que, agora, o que queremos é que isso não fique apenas na promessa. Saberemos cobrar, por certo.
Agenda comum
O governo do Paraná, afirmou o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, que também participou da solenidade (com direito a bolo e tudo), tem uma proposta moderna para a área ambiental, que receberá todo apoio da esfera federal.
“Estamos criando uma agenda comum com o Paraná, cem por cento apoiada pelo presidente Jair Bolsonaro, com foco no destravamento de investimentos para o turismo, conservação e licenciamentos ambientais fundados em questões comprovadas tecnicamente, sem ideologias e explicações dogmáticas”, disse.

Salles informou que o Ministério do Meio Ambiente trabalhará em parceria com o governo do Estado para solucionar alguns impasses, como a construção do Porto de Pontal do Paraná, que há anos vem sendo discutida.
Além disso, segundo ele, o governo federal dará apoio em questões de melhoria da qualidade de água, repovoamento de peixes e programas de educação ambiental.
Já o secretário do Desenvolvimento Ambiental e Turismo, Márcio Nunes, disse que “o turismo será muito alavancado no meio ambiente e tudo isso vai ser utilizado como fator de desenvolvimento do Estado. Queremos mostrar que o Paraná é o que melhor cuida da natureza e o que mais cresce”.

Além do governador, do ministro e do prefeito em exercício, Nilton Bobato, a solenidade de comemoração dos 80 anos do Parque Nacional do Iguaçu contou com a presença do chefe da Casa Civil, Guto Silva; do secretário de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente, José Truda Palazzo Junior; do presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Adalberto Eberhard; e do diretor-geral da Itaipu Binacional, Marcos Stamm.