
Uma mudança importante no projeto da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, que vai ligar Foz do Iguaçu e Presidente Franco: ela não será exclusiva para veículos caminhões. Por ali vão passar também carros, ônibus e motos.
A decisão foi tomada em conjunto pela Receita Federal, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal, que já informaram o Consórcio Construbase – Cidade – Paulitec, responsável pelas obras da ponte, segundo o presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Foz do Iguaçu (Codefoz), Mário Camargo, que presta consultoria à construtora.
Segundo ele, a razão para a mudança é simples: o tráfego de caminhões, entre o Brasil e o Paraguai, equivale a apenas 6% da circulação total de veículos. A nova ponte, portanto, pode receber não apenas o tráfego pesado, como o de outros veículos.
Com a Ponte da Integração pronta, o tráfego de caminhões será proibido na Ponte da Amizade, que ficará exclusiva para veículos leves e ônibus. Os caminhões, hoje, representam um transtorno para o trânsito de Ciudad del Este, que proibiu a passagem destes veículos durante o dia. Em Presidente Franco não haverá este problema, já que, como no lado brasileiro, haverá uma perimetral que desviará o tráfego proveniente da ponte para fora da área central.
Fonte: Itaipu