A atuação da Itaipu Binacional no Oeste do Paraná é aprovada por 91,4% dos moradores da região. Este é um dos resultados apontados por uma pesquisa feita em 15 municípios paranaenses e um do Mato Grosso do Sul. A pesquisa também mostrou satisfação das pessoas sobre a aplicação dos recursos em obras estruturantes. O levantamento feito pela Radar Inteligência tem grau de confiança de 95% e 2,8 pontos de margem de erro.
Os entrevistados destacam a importância da binacional para o desenvolvimento regional, fato já apontado no levantamento anterior. Para 30,7% das pessoas, Itaipu é a empresa pública com papel mais importante para o crescimento da região – a Copel apareceu em segundo, com 2,2%. Considerando o papel da usina hidrelétrica no desenvolvimento do Brasil, ela fica na segunda posição, com 11,1%, logo atrás da Petrobrás, que tem 13%.
A maioria da população também aponta que a Itaipu cumpre sua responsabilidade em suas áreas de ação: 74,7% na produção de energia; 66,7% na geração de empregos; 69,7% na preservação do meio ambiente; 73,7% no fomento ao turismo; 70,4% no desenvolvimento regional e 71,2% na integração entre Brasil e Paraguai.
A pesquisa foi aplicada entre os dias 9 e 12 de dezembro, ouvindo 1.301 pessoas, sendo 52,5% de mulheres e 47,5% de homens. Foi feita nos municípios de Cascavel, Foz do Iguaçu, Toledo, Marechal Cândido Rondon, Medianeira, Assis Chateaubriand, Guaíra, Palotina, São Miguel do Iguaçu, Santa Helena, Santa Terezinha de Itaipu, Terra Roxa, Matelândia, Corbélia, Altonia e Mundo Novo (MS).
Fonte e foto: IB