Não VIU?
Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Terra das Cataratas e Itaipu
  • Tríplice Fronteira
  • Crônicas
  • Não tem como não postar
  • É bom Saber
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Terra das Cataratas e Itaipu
  • Tríplice Fronteira
  • Crônicas
  • Não tem como não postar
  • É bom Saber
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Não VIU?
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Conteúdo Publicitário
Home Notícia

Itaipu explica a prefeitos e gestores como fica o pagamento dos royalties com nova lei

Por Vinícius Ferreira
1 setembro, 2018
| 5 minutos de leitura |
0 0
Compartilhar no FaceTwitterMandar pro ZapEnvie no Telegram
Foto: Adenésio Zanella

Como havia prometido, a Itaipu Binacional fez uma reunião para explicar as alterações na lei dos royalties, que destina agora 65% (antes eram 45%) do total do benefício aos municípios.

A reunião contou com representantes da Associação Nacional dos Municípios Sedes de Usinas Hidrelétricas e Alagadas (Amusuh) – entidade que representa 729 municípios de 21 estados brasileiros – e do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu.

Notícias Relacionadas

Foz está a um passo de ter eleição em segundo turno para prefeito

Atenção, médicos formados no Paraguai! Leiam esta nota

Locais da sorte em Foz: 25 apostas feitas em Foz acertaram a quadra da Mega-Sena

O encontro aconteceu no auditório do Refúgio Biológico Bela Vista, na Itaipu, em Foz do Iguaçu.

De acordo com o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Marcos Stamm, o objetivo foi sanar algumas dúvidas que surgiram nas prefeituras, devido à falta de entendimento sobre a composição do valor dos royalties de Itaipu. “Como empresa pública, é nossa obrigação deixar as informações da forma mais clara possível”, resumiu Stamm.

Clareza

“Mantemos um diálogo construtivo com a Itaipu e entendemos que era o momento de fazer esta explicação aos municípios”, colaborou o presidente da Amusuh, Lucimar Antônio Salmória. “Foi explicado com muita clareza e os municípios tiveram a oportunidade de perceber como será o impacto da nova lei no retorno financeiro”.

Segundo e prefeita de Mercedes (PR) e presidente do Conselho dos Lindeiros, Cleci Loffi, a sanção da nova lei criou expectativa nos prefeitos sobre um valor que não se confirmou. “Este esclarecimento foi muito importante, porque a gente precisava dos argumentos técnicos para levar aos prefeitos. Será necessário fazer um replanejamento dos orçamentos em alguns municípios”, resumiu.

O pagamento de royalties começou em março de 1985 e, desde então, os governos do Brasil e do Paraguai já receberam, juntos, mais de US$ 11 bilhões. No lado brasileiro, 347 municípios (16 direta e 331 indiretamente) influenciam o reservatório de Itaipu e, por isso, recebem a compensação financeira.

Como são calculados os royalties

A explicação sobre a composição do valor dos royalties de Itaipu foi feita pela superintendente de Administração Financeira da Itaipu, Márcia Abreu de Aguiar Buerger. Ao final da apresentação, Márcia e os diretores Marcos Stamm (geral) e Mario Cecato (financeiro executivo) responderam às dúvidas.

Márcia explicou que, no que compete à Itaipu, o cálculo do valor dos royalties é determinado por três variáveis: a produção de energia, o fator de ajuste do dólar e a taxa de câmbio. A distribuição é feita de acordo com a legislação de cada país – Brasil e Paraguai.

No Brasil, a Itaipu faz dois pagamentos mensais relativos ao repasse de royalties à Secretaria do Tesouro Nacional (STN): o “Principal” e o “Ajuste do Dólar”. Os valores são repassados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), uma vez por mês. Ou seja, a Itaipu encaminha dois pagamentos por mês ao STN, e a Aneel os repassa mensalmente de uma só vez aos beneficiários.

“A Itaipu faz o recolhimento para a União e quem faz os cálculos e os repasses aos municípios é a Aneel”, reforça Márcia Buerger. “Os nossos cálculos, que estão disponíveis em nosso site, são apenas a título de informação. Mas quem define o valor oficialmente é a Aneel”.

Royalties: Principal e Ajuste do Dólar

O valor dos Royalties Principal é uma remuneração aos governos devido à utilização do potencial energético, ou seja, depende da geração de energia. Então, ao final de cada mês é verificado quanto foi gerado em gigawatts-hora GWh. Este valor é multiplicado por US$ 650 e, depois, por 4.

O número final é divido igualmente para o Brasil e o Paraguai. Como cada país distribui os royalties em sua moeda, a alteração da taxa de câmbio acaba influenciando no valor final.

Um fator importante é que o pagamento do repasse Principal está diretamente vinculado à quantidade de energia gerada e, com isso, uma eventual diminuição na produção, independentemente do motivo (como a estiagem nos últimos meses, por exemplo), impacta diretamente no seu valor.

Em 2018, por exemplo, a produção do mês de junho ficou em 32,90% inferior a de março, influenciando no valor do repasse.

Já o Ajuste do Dólar tem o objetivo de manter o valor real do dólar constante ao longo do tempo. O cálculo anual é feito da seguinte maneira: é somado todo o valor de Royalties Principal devido no ano anterior e aplicado um fator de ajuste, que leva em conta a inflação americana acumulada desde 1985 (este fator é obtido pela média aritmética acumulada de dois índices americanos).

O valor é, então, divido por 12 parcelas e pago a cada mês no ano seguinte. A quantia também leva em consideração a taxa de câmbio do dia do pagamento.

Influência da lei antiga

Como o Ajuste do Dólar se refere à produção do ano anterior, ele ainda não sofreu os efeitos da nova lei, sancionada em maio de 2018, mas obedece às proporções da Lei 8.001/1990 (45% para os municípios, 45% para os estados e 10% aos órgãos federais).

Somente a partir de 2019 o Ajuste do Dólar também passará a ser afetado pela nova regra de distribuição. Ou seja, por enquanto, a alteração na lei impacta apenas um dos dois repasses feitos pela Itaipu ao STN, o Principal. O outro repasse, o Ajuste do Dólar, ainda fica na proporção anterior (45%).

Assim, esses fatores – produção menor de energia, a cotação do dólar e o repasse referente ao Ajuste do Dólar ainda sem sofrer a alteração determinada pela nova lei – influenciaram diretamente os valores atualmente repassados.

Da mesma forma, a produção de energia, o câmbio e a iminente aplicação da nova lei também ao Ajuste do Dólar, a partir de 2019 (quando, então, os dois repasses serão feitos de acordo com a nova lei), também terão seu reflexo nos valores dos royalties.

Distribuição

No Brasil, em maio de 2018 entrou em vigor a Lei 13.661/2018 que altera os porcentuais de distribuição dos royalties: 65% aos municípios (era 45%), 25% aos estados (também era 45%) e 10% para órgãos federais (Ministério do Meio Ambiente, Ministério de Minas e Energia e Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

Do porcentual de 65% destinados aos municípios, 85% do valor repassado é distribuído proporcionalmente aos lindeiros, ou seja, aos diretamente atingidos pelo reservatório da usina (15 no Paraná e um no Mato Grosso do Sul).

Os 15% restantes são distribuídos entre municípios indiretamente atingidos por reservatórios a montante (rio acima). Para os estados, também se aplicam os porcentuais de 85% e 15% para os diretamente e indiretamente afetados, respectivamente.

O repasse pela Aneel aos municípios é feito até o 15º dia de cada mês. O primeiro pagamento com o novo porcentual de distribuição para parcela Principal aconteceu no último dia 13 de julho, encaminhado pela Itaipu no dia 10 de julho.

A ele foi somada a parcela do Ajuste do Dólar pago pela Itaipu no dia 29 de junho, ainda com o porcentual da legislação anterior.

Tags: Royalties de Itaipu
CompartilharTweetarEnviarCompartilhar

Olá, receba alerta de nossas notícias :)

Deixar de fazer parte do Clube
Publicidade Publicidade Publicidade
Conteúdo Publicitário

Relacionados +Conteúdos

Deixar comentário

Notícias recomendadas

  • Notícia
Parque Nacional do Iguaçu abrirá todos os dias a partir de 9 de julho

Friozinho neste sábado e no domingo em Foz

25 junho, 2022
179
Caos na saúde de Foz: Chico Brasileiro pode assumir, cumulativamente, a Secretaria de Saúde

Caos na saúde de Foz: Chico Brasileiro pode assumir, cumulativamente, a Secretaria de Saúde

24 junho, 2022
194
salario minimo paraguai

Valor do salário-mínimo no Paraguai foi reajustado ontem (21)

22 junho, 2022
91
Vale a pena ver as novas fotos divulgadas hoje (23) da Ponte da Integração e da perimetral de acesso a ela

Vale a pena ver as novas fotos divulgadas hoje (23) da Ponte da Integração e da perimetral de acesso a ela

23 junho, 2022
469
Atenção, protetores de animais! Prefeitura de Foz abre cadastro para distribuir ração

Vem aí o pagamento de pensão para pets, em caso de separação de casal

22 junho, 2022
84
combustíveis paraguai

Confira os novos preços dos combustíveis que entraram em vigor hoje (20) no Paraguai

20 junho, 2022
144
Floresta fossilizada de 290 milhões de anos é descoberta no Paraná

Floresta fossilizada de 290 milhões de anos é descoberta no Paraná

26 junho, 2022
248
Olhem só quanto o Brasil pagou para o Paraguai, em janeiro, pela energia da Itaipu

O sol em Foz só deve aparecer na terça-feira (28)

24 junho, 2022
105
Atenção, moradores de Foz! Conheçam a nova doação da Itaipu ao Hospital Municipal

Prefeitura de Foz informa que afastou diretor do Hospital Municipal por recomendação do MP

22 junho, 2022
77
Agência do Trabalhador: vagas de empregos disponíveis nesta quarta-feira (13) em Foz

Boa notícia: taxa de desemprego no Brasil chega ao menor patamar desde outubro de 2015

25 junho, 2022
488
PF realiza extradição de argentino foragido em Foz do Iguaçu

PF realiza extradição de argentino foragido em Foz do Iguaçu

23 junho, 2022
108
Veja os novos preços dos combustíveis vendidos no Paraguai que começaram a vigorar hoje (13)

Veja o que o Paraguai fez para atenuar o efeito do aumento dos preços dos combustíveis para os caminhoneiros

20 junho, 2022
101
pf foz

Nesta terça-feira (21), tem nova operação da PF no Paraná

21 junho, 2022
159
Espetáculo a céu aberto! Fotógrafos iniciam novos registros do céu das 3 Fronteiras

Espetáculo a céu aberto! Fotógrafos iniciam novos registros do céu das 3 Fronteiras

23 junho, 2022
135

Notícias Populares

  • Quem diria? Foz terá museu internacional em parceria com um dos maiores museus do mundo

    Quem diria? Foz terá museu internacional em parceria com um dos maiores museus do mundo

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • Foz, “Casa da mãe Joana”? Deputado de Cascavel conseguiu mudar o nome da Ponte Internacional da Integração

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • Fotos de um grande arraiá em Foz do Iguaçu

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • Boa notícia: taxa de desemprego no Brasil chega ao menor patamar desde outubro de 2015

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • Vale a pena ver as novas fotos divulgadas hoje (23) da Ponte da Integração e da perimetral de acesso a ela

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • Últimas notícias sobre as urnas eletrônicas

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • Câmera de segurança flagra lobo-guará no Parque Estadual de Vila Velha

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • Liberação de alvarás em Foz demora 180 dias, enquanto em outros municípios a demora é de 10 dias

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • Almirante da Itaipu repassa mais dinheiro para a administração de Chico Brasileiro

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • Quem é Zé Pilintra? – Parte I

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • Home
  • Quem somos
Hospedado no Brasil pela Septe Inteligência

© 2021 Não Viu - Projetado por H7web Projetos Especiais e Agência BP2

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Últimas Notícias

© 2021 Não Viu - Projetado por H7web Projetos Especiais e Agência BP2

Bem vindo de volta!

Entrar

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar

Adicionar Nova Lista de reprodução