Não VIU?
Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Terra das Cataratas e Itaipu
  • Tríplice Fronteira
  • Quatro Respostas
  • Não tem como não postar
  • É bom Saber
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Terra das Cataratas e Itaipu
  • Tríplice Fronteira
  • Quatro Respostas
  • Não tem como não postar
  • É bom Saber
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Não VIU?
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Notícia

Mais que “irmãos de alma”, ex-presidente Cartes e doleiro Messer eram sócios

Por Vinícius Ferreira
12 dezembro, 2018
Tempo de Leitura: 3 minuto(s)
Compartilhar FacebookTwitterManda no Zap
Cartes e Messer em visita da comitiva oficial paraguaia a Israel. Mais que amigos, sócios, diz o ABC Color. Foto: ABC Color

O jornal ABC Color traz reportagens que mostram um vínculo maior do que de simples amizade entre o ex-presidente Horacio Cartes e Dario Messer, o “doleiro dos doleiros”, procurado pela Justiça do Brasil e do Paraguai.

Ambos negavam ligações comerciais, mas há muitos anos eram sócios. Messer fundou a empresa Cambios Amambay, em 1989, que mais tarde se converteria em Banco Amambay S.A., uma das principais empresas do Grupo Cartes.

Notícias Relacionadas

Foz Cataratas Futsal inicia treinamentos da temporada 2021

Prefeito de Foz do Iguaçu nomeou hoje (18) onze cargos políticos para atender os novos secretários

Fotos do dia: estação de aquicultura da Itaipu comemora a produção de 21,5 milhões de peixes

No início dos anos 1990, Horacio Cartes era foragido da Justiça paraguaia, por evasão de divisas. Cartes foi acolhido no Rio de Janeiro por Mordko Messer (pai de Dario) e passou a trabalhar junto com ele em operações de câmbio, até Cartes vir a Ponta Porã (MS), onde viveu por muito tempo com sua família, num chalé modesto, historia o ABC Color.

Todos os dias, Cartes cruzava a fronteira pra ir a Pedro Juan Caballero, de onde vinham remessas de Messer do Brasil, que eram cambiadas em dólares e retornavam ao Brasil ou seguiam para os Estados Unidos.

O jornal cita investigadores da Lava Jato, que contam que desde aquela época Dario Messer formava parte de um esquema familiar dedicado à lavagem de dinheiro.

O pai dele, Mordko Messer, é considerado o doleiro mais antigo do Brasil.

Escândalos no Brasil

Quanto a Dario Messer, foi identificado nas investigações do escândalo Banestado (anos 1990), no escândalo do Mensalão (2005) e na Operação Sexta-feira (2009), quando a Justiça ordenou a captura dele e de sua mulher, Rosane Messer. Ela acabou detida e ele foi para a clandestinidade.

Em fevereiro de 1992, quando a casa de câmbio tornou-se Banco Amambay S.A., tinha como acionista majoritário Ramón Telmo Cartes, pai do ex-presidente paraguaio. Em 2005, a parte majoritária das ações passou para Sarah Cartes, irmã de Horacio Cartes.

Aproveitando o crescimento do poder econômico e político de seu “irmão de alma”, prossegue o ABC Color, Dario Messer decidiu desembarcar no Paraguai em 2011.

Mas foi depois de 2013, por coincidência com a chegada de Horacio Cartes à presidência da República, que Dario Messer começou a fazer seus maiores movimentos de dinheiro, formar parte de comitivas oficiais e tornar-se invisível para o sistema financeiro formal.

Segundo a declaração jurada de Messer ao Banco Nacional de Fomento (BNF), a maior parte do dinheiro que declarou no Paraguai estava em contas do Banco Amambay, banco que ele mesmo ajudou a fundar em fevereiro de 1989.

Mais negócios

Outro negócio em comum entre Cartes e Messer é nas Inversiones Tournon S.A. Panamá, que no Paraguai tem como sucursal o Banco Amambay.

A Inversiones Tournon foi constituída em 1996, ante o mesmo escrivão que também constituiu quase todas as empresas do Grupo Cartes, entre as quais a Chai S.A., que tem como associados Dario Messer e o primo do presidente Cartes, Juan Pablo Jiménez Viveros, hoje preso e processado por lavagem de dinheiro.

A Inversiones Tournon S.A. também foi aberta como offshore no Uruguay, em 1991, e no Panamá, em 2009. Como dirigente está Óscar Algorta, advogado uruguaio vinculado a Dario Messer e denunciado pela Lava Jato do Rio de Janeiro.

Tournon também figura como dona da fazenda Nueva Esperanza, em Capitán Bado, onde, em março de 2000, capotou um avião com matrícula brasileira que transportava 20 quilos de cocaína.

Publicações da época, diz o ABC Color, indicavam que a propriedade era de Horacio Cartes e que a droga era parte de um carregamento maior, que havia sido enviado ao traficante brasileiro Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira Mar.

Enfim, ligações perigosas, inescrupulosas e que vêm a público agora que Cartes está fora do poder e Messer continua foragido. Ninguém o localiza e ele mesmo já disse, via advogados, que não vai se entregar.

Tags: Messer e CartesParaguai
CompartilharTweetarEnviar

Relacionados +Conteúdos

Notícia

Uma vaca na pista quase causa uma tragédia no principal aeroporto do Paraguai

25 março, 2019
54
Notícia

Atenção, brasileiros que moram ou estudam em Ciudad del Este! Leiam esta nota

15 março, 2019
83
Notícia

Por que não se usa o número 108 no Paraguai? É mais uma crueldade de Stroessner contra os gays

1 março, 2019
165
Deixar comentário

Notícias Recomendadas

  • Notícia
Agência do Trabalhador: vagas de empregos disponíveis nesta quarta-feira (13) em Foz

Agência do Trabalhador: vagas de empregos disponíveis nesta quarta-feira (13) em Foz

13 janeiro, 2021
104
Sem dó nem piedade, tarifa de pedágio deve aumentar 30% no Paraná

Entenda o “esquemão” do pedágio no Paraná, segundo estudo divulgado ontem (11) no site da Alep

12 janeiro, 2021
500
Prefeitura de Foz diz que está prestando atendimento domiciliar de pessoas com comorbidade que têm Covid-19

Prefeitura de Foz diz que está prestando atendimento domiciliar de pessoas com comorbidade que têm Covid-19

14 janeiro, 2021
108
Dança das cadeiras nas Diretorias de Comunicação Social da Prefeitura e da Câmara de Foz do Iguaçu

Dança das cadeiras nas Diretorias de Comunicação Social da Prefeitura e da Câmara de Foz do Iguaçu

12 janeiro, 2021
363
Coleta de lixo reciclável em Foz vai atender mais 25 bairros

Presidente da Câmara de Foz pede a inclusão de terceirizados da saúde e da coleta de lixo no grupo prioritário de vacinação

18 janeiro, 2021
71
Fotos do dia: estação de aquicultura da Itaipu comemora a produção de 21,5 milhões de peixes

Fotos do dia: estação de aquicultura da Itaipu comemora a produção de 21,5 milhões de peixes

18 janeiro, 2021
86
Atenção, proprietários de veículos! Pagamento do IPVA no Paraná poderá ser parcelado em até cinco vezes

Atenção, proprietários de veículos! Foi prorrogado o prazo para pagamento do IPVA no Paraná. Saibam o motivo

18 janeiro, 2021
133
Meia Maratona das Cataratas será realizada dia 6 de junho

Meia Maratona das Cataratas será realizada dia 6 de junho

18 janeiro, 2021
65
Nossos gatos de cada dia

Nossos gatos de cada dia

16 janeiro, 2021
171

Notícias Populares

  • Se você for fazer compras em Ciudad del Este, é bom ler esta nota

    Se você for fazer compras em Ciudad del Este, é bom ler esta nota

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • Trem da alegria, com o seu dinheiro, continua a todo vapor na Câmara de Foz. Veja os nomes dos novos felizardos

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • Pela segunda vez, prefeito de Foz do Iguaçu testa positivo para Covid-19

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • Confira como será o Plano Paranaense de Vacinação contra a Covid-19

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • Arrocho fiscal à vista? Prefeito de Foz do Iguaçu vai reajustar o valor do IPTU

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • Entenda o “esquemão” do pedágio no Paraná, segundo estudo divulgado ontem (11) no site da Alep

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • Saiba o que o prefeito Chico Brasileiro disse nesta sexta-feira (15) sobre a vacinação contra a Covid-19 em Foz

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • Saiba qual vacina será aplicada na população do Paraná

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
Não viu?

Fale conosco via WhatsApp: +55 45 999631755

Arquivos

  • janeiro 2021
  • dezembro 2020
  • novembro 2020
  • outubro 2020
  • setembro 2020
  • agosto 2020
  • julho 2020
  • junho 2020
  • maio 2020
  • abril 2020
  • março 2020
  • fevereiro 2020
  • janeiro 2020
  • dezembro 2019
  • novembro 2019
  • outubro 2019
  • setembro 2019
  • agosto 2019
  • julho 2019
  • junho 2019
  • maio 2019
  • abril 2019
  • março 2019
  • fevereiro 2019
  • janeiro 2019
  • dezembro 2018
  • novembro 2018
  • outubro 2018
  • setembro 2018
  • agosto 2018
  • julho 2018
  • junho 2018
  • maio 2018
  • abril 2018
  • março 2018
  • fevereiro 2018
  • janeiro 2018
  • dezembro 2017
  • novembro 2017
  • outubro 2017

Posts recentes

  • Foz Cataratas Futsal inicia treinamentos da temporada 2021 18 janeiro, 2021
  • Prefeito de Foz do Iguaçu nomeou hoje (18) onze cargos políticos para atender os novos secretários 18 janeiro, 2021
  • Fotos do dia: estação de aquicultura da Itaipu comemora a produção de 21,5 milhões de peixes 18 janeiro, 2021
  • Presidente da Câmara de Foz pede a inclusão de terceirizados da saúde e da coleta de lixo no grupo prioritário de vacinação 18 janeiro, 2021
  • Atenção, proprietários de veículos! Foi prorrogado o prazo para pagamento do IPVA no Paraná. Saibam o motivo 18 janeiro, 2021
  • Itaipu, do lado paraguaio, diz que reduziu em 13% as despesas com pessoal em 2020 18 janeiro, 2021
  • Em visita a Curitiba, ontem (17), ministro da Educação elogiou atuação do Paraná na prova do Enem 18 janeiro, 2021
  • Denúncia de médico leva deputado estadual a acionar a 9ª Promotoria de Justiça de Foz 18 janeiro, 2021

© 2020 Não Viu - Projetado por H7web e Agência BP2 Projetos Especiais.

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Últimas Notícias

© 2020 Não Viu - Projetado por H7web e Agência BP2 Projetos Especiais.

Bem vindo de volta!

Entrar

Esqueceu a senha?

Criar Conta

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar.

Todos os campos são obrigatórios. Entrar

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar

Adicionar Nova Lista de reprodução